jul
15
2022

CEARÁ – Ceará avança no processo de implantação de câmeras nos uniformes de PMs

O uso de câmeras no fardamento de policiais militares do Ceará está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Nesta quinta-feira, 14, o comandante-geral da corporação, coronel Márcio de Oliveira, nomeou uma comissão interna para a elaboração de um estudo técnico que deve subsidiar o processo de compra dos aparelhos de gravação. O grupo, formado por cinco oficiais, tem um prazo de 30 dias para apresentar os resultados da pesquisa de mercado. As informações constam no Boletim do Comando Geral (BCG) da Polícia Militar do Ceará (PM-CE).

De acordo com o documento, ao qual O POVO teve acesso, a adoção das câmeras corporais acopladas às fardas dos militares é uma recomendação da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará. O órgão orientou que a corporação faça a aquisição de equipamentos capazes de captar som e imagens simultaneamente. A adição da tecnologia também havia sido solicitada pela Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará no começo de junho.

Na portaria que nomeou a comissão interna, o comando-geral da PM informou que o processo de compra dos equipamentos já havia sido iniciado, mas devido à complexidade, precisou ser revisto “por não poucas vezes”. Ainda de acordo com o documento, a nomeação do grupo tem como objetivo aprofundar o estudo do tema para a definição do “composto tecnológico” ideal para utilização na PM-CE.

Tanto a Procuradoria quanto a OAB-CE argumentam que o uso de câmeras nos uniformes dos policiais pode ajudar a coibir e evitar possíveis excessos no desempenho da função pelos agentes de Segurança. Ainda mencionam que em Santa Catarina, São Paulo e Rondônia a medida tem sido exitosa desde o início da implantação. A Defensoria Pública do Ceará também já se manifestou favorável ao uso da tecnologia.

Fonte: O POVO

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos