mar
15
2022

CEARÁ – CPI das associações militares retoma atividades e convida policiais para prestar depoimento

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa do Ceará, que investiga a participação de associações de policiais militares no motim da PM de 2020, foi retomada nesta terça-feira (15). Nesta primeira sessão, foram aprovados requerimentos que convidam policiais e bombeiros militares para prestarem depoimento no colegiado.

Os requerimentos solicitam o envio de convites a oito policiais militares, dois bombeiros e uma funcionária da Associação dos Profissionais de Segurança (APS), que é uma das instituições investigadas pelos deputados estaduais. Por ser um convite, os participantes não têm a obrigação de comparecer.

Foram convidados para prestar depoimento:

  • Tancredo Augusto Almeida Filho, policial militar;
  • Marcos Webster de Oliveira Barroso, policial militar;
  • Valdeymilson de Oliveira Mendes, policial militar;
  • Clayber Barbosa Araújo, policial militar;
  • Francisco David Silva Barbosa, policial militar;
  • Elton Régis do Nascimento, policial militar;
  • Diego de Oliveira Gomes, bombeiro militar;
  • Antonio César Madeiro Lessa, bombeiro militar;
  • Ranielly dos Reis Souza, funcionária da Associação dos Profissionais de Segurança (APS)

De acordo com o presidente da CPI, o deputado Salmito Filho (PDT), “agora vamos focar em ouvir os membros das associações, os funcionários e outros representantes que possam nos esclarecer nossas dúvidas e nos ajude a separar o joio do trigo no que diz respeito a essas formações de motim”.

A Comissão não realizou atividades ou deliberações durante o recesso parlamentar, entre dezembro e fevereiro. Na última sessão, em 2021, a CPI foi prorrogada por mais 120 dias, contando a partir de fevereiro deste ano, com o fim do recesso parlamentar.

A instalação da comissão ocorreu em meio a investigações do Ministério Público do Estado sobre a movimentação financeira de dirigentes das associações na paralisação. Ela investiga o destino dos recursos recebidos por essas entidades ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

Trabalhos

Ao longo dos quatro meses de trabalho, a CPI já aprovou mais de 30 requerimentos de informação e mais de 60 ofícios. Ao todo, seis entidades são investigadas pela comissão.

Segundo o relator da CPI, deputado estadual Elmano de Freitas (PT), o último pedido feito foi um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre a movimentação financeira de alguns dirigentes e pessoas ligadas às entidades.

Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

março 2022
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031