31
2016
BRASIL – ACABOU: Eleitores colocam PT de volta a condição de partido pequeno.
O grande derrotado dessas eleições de 2016 foi o Partido dos Trabalhadores(PT). O PT perdeu em mais de 60% das prefeituras em que disputava as eleições e conseguiu eleger apenas um prefeito em cidades com mais de 200 mil habitantes.
O PT perdeu o cinturão vermelho em que durante muitos anos reinou. O PT, que tinha 9 prefeituras dos 39 municípios da região, agora tem apenas um prefeito. Além de São Paulo, onde o prefeito Fernando Haddad perdeu as eleições para João Doria (PSDB), o partido perdeu as prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá, na região do ABC, além de Guarulhos e Osasco.
No total, o PT perdeu três cidades para o PSDB (São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo), duas para o PSB (Guarulhos e Mauá), uma para o PV (Carapicuíba), uma para o PTN (Osasco) e uma para o PRB (Embu das Artes).
Lero-Lero
No primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o “PT iria surpreender” na eleição, mas não foi o que aconteceu. As investigações da Operação Lava Jato contra integrantes do PT, o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a acusações contra Lula afetaram diretamente as campanhas de candidatos do partido. Lula deixou de apoiar publicamente os candidatos e nem foi votar neste segundo turno.
Em queda
O PT vem em trajetória de queda desde 2008, quando elegeu o maior número de prefeituras nesses municípios: 20 ao todo. Passou para 17 e agora para 1 eleito, em Rio Branco. Naquele ano, o PSDB elegeu 13 prefeitos, passou para 19 e, neste pleito, 28.
O vencedor.
O PSDB saiu fortalecido das eleições municipais deste ano, elegendo 28 prefeitos nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o que inclui as capitais do país. Já o PT conseguiu apenas uma prefeitura nesses municípios.
Outro partido que avançou nessas cidades foi o PMDB, que elegeu 11 prefeituras em 2012 e agora terá 14. O PPS, quarto partido que mais elegeu prefeitos nas cidades grandes, com 6 no total, havia eleito três prefeitos em 2012.
Veja o Mapa:
Fonte: G1.