out
31
2016

BRASIL – ACABOU: Eleitores colocam PT de volta a condição de partido pequeno.

O grande derrotado dessas eleições de 2016 foi o Partido dos Trabalhadores(PT). O PT perdeu em mais de 60% das prefeituras em que disputava as eleições e conseguiu eleger apenas um prefeito em cidades com mais de 200 mil habitantes.

a-boa-aabica

O PT perdeu o cinturão vermelho em que durante muitos anos reinou. O PT, que tinha 9 prefeituras dos 39 municípios da região, agora tem apenas um prefeito. Além de São Paulo, onde o prefeito Fernando Haddad perdeu as eleições para João Doria (PSDB), o partido perdeu as prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá, na região do ABC, além de Guarulhos e Osasco.

No total, o PT perdeu três cidades para o PSDB (São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo), duas para o PSB (Guarulhos e Mauá), uma para o PV (Carapicuíba), uma para o PTN (Osasco) e uma para o PRB (Embu das Artes).

Lero-Lero

No primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o “PT iria surpreender” na eleição, mas não foi o que aconteceu. As investigações da Operação Lava Jato contra integrantes do PT, o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a acusações contra Lula afetaram diretamente as campanhas de candidatos do partido. Lula deixou de apoiar publicamente os candidatos e nem foi votar neste segundo turno.

Em queda

a-boa-aacabou

O PT vem em trajetória de queda desde 2008, quando elegeu o maior número de prefeituras nesses municípios: 20 ao todo. Passou para 17 e agora para 1 eleito, em Rio Branco. Naquele ano, o PSDB elegeu 13 prefeitos, passou para 19 e, neste pleito, 28.

O vencedor.

O PSDB saiu fortalecido das eleições municipais deste ano, elegendo 28 prefeitos nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o que inclui as capitais do país. Já o PT conseguiu apenas uma prefeitura nesses municípios.

Outro partido que avançou nessas cidades foi o PMDB, que elegeu 11 prefeituras em 2012 e agora terá 14. O PPS, quarto partido que mais elegeu prefeitos nas cidades grandes, com 6 no total, havia eleito três prefeitos em 2012.

Veja o Mapa:

a-boa-acuba

v2-desempenho-nas-grandes-cidades2

Fonte: G1.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário