30
2026
BRASIL – Lula confirma ausência no debate da Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, não participará do debate presidencial promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (1º). A ausência foi comunicada à emissora pela assessoria do presidente nesta quarta-feira (30).
Até o momento, estão confirmadas as participações de quatro candidatos no encontro: Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD), Augusto Cury (Avante) e Romeu Zema (Novo).
O debate será mediado pelo jornalista César Tralli e transmitido ao vivo diretamente dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A programação também será exibida simultaneamente pelo g1 e pela GloboNews.
A previsão é que o programa comece às 21h30, logo após o Jornal Nacional. Segundo a Globo, pela primeira vez um debate presidencial promovido pela emissora ocupará a faixa normalmente destinada à novela das 21h, “Quem Ama Cuida”.
Debate terá quatro blocos
O encontro será dividido em quatro blocos de perguntas e respostas, além das considerações finais dos candidatos. Dois blocos terão temas determinados previamente, enquanto os outros dois serão de tema livre.
A dinâmica terá como elemento central um mapa do Brasil instalado no cenário. A partir dele, serão abordadas questões relacionadas às diferentes regiões do país.
Entre os assuntos previstos estão preservação da Amazônia, segurança nas fronteiras, combate ao crime organizado e os desafios de infraestrutura para ampliar as exportações brasileiras.
Os candidatos também poderão selecionar temas previamente definidos em um telão para formular perguntas aos adversários.
Pelas regras estabelecidas pela emissora, o candidato responsável pela pergunta terá dois minutos, divididos entre a formulação da questão e a réplica. Já o participante que responder terá três minutos, divididos entre resposta e tréplica.
Zema participa após decisão de Nunes Marques
A presença de Romeu Zema no debate ocorre após decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a participação de candidatos do Novo em debates eleitorais de emissoras de rádio e televisão.
A decisão também determinou a presença de candidatos do partido em debates realizados pela Globo para os governos do Distrito Federal e do Rio de Janeiro.
Com a ausência de Lula, o debate presidencial desta quinta-feira terá, conforme as confirmações divulgadas pela emissora, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Augusto Cury e Romeu Zema.
Fonte: Brasil 247
Postado por Bené Fernandes







Tel: (88) 3611-4536

