19
2021
BRASIL – Moraes abre inquérito contra deputado que chamou mulher de “mulamba”
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instauração de inquérito contra o deputado federal José Medeiros (Podemos-MT) pela suposta prática de racismo.
A decisão desta quinta-feira (18/11) atende ao pedido formulado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em razão da existência de indícios do crime.
Segundo consta na ação, em 25 de fevereiro deste ano o parlamentar teria se manifestado de forma discriminatória contra a comunidade negra em seu Twitter.
O parlamentar chamou uma mulher de “mulamba”, após ela declarar na rede social ser favorável à abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a pandemia de Covid-19 vivenciada no país.
José Medeiros postou: “Mulamba… vai atrás de voto, na faixa não vai levar não.”
O Ministério Público entendeu que “em discriminação negativa à raça negra, o parlamentar fez alusão a um termo de origem angolana, o qual remonta à época da escravatura, para se referir à cidadã mencionada na rede social. Com esse comportamento, ele, em tese, teria ofendido a dignidade da pessoa, considerada coletivamente.”
Assim, Alexandre de Moraes determinou a expedição de ofício à empresa Twitter, para que preserve o conteúdo da referida postagem do parlamentar, e à Polícia Federal, para que faça oitiva no prazo de 10 dias.
Fonte: Metrópoles.