jun
30
2026

CEARÁ – Em vinda ao Ceará na quinta, Lula tem agendas em Quixeramobim e Juazeiro

A agenda do presidente Lula (PT) no Ceará, cuja data oficial é a próxima quinta-feira (2), está prevista para ocorrer em duas cidades: Quixeramobim, às 14 horas, e Juazeiro do Norte, às 17 horas. Os duplos compromissos para apenas o turno da tarde, contudo, não são consenso entre autoridades locais, que defendem que Lula vá apenas a uma das cidades.

A vinda presidencial foi confirmada em primeira mão na semana passada, pelo O Estado. Este jornal também adiantou a informação de que o local de desembarque do presidente seria o Cariri. Juazeiro do Norte é uma das localidades que compõem o trecho. Em Quixeramobim, os locais que Lula deve visitar são as obras do Porto Seco e da Transnordestina.

Em Juazeiro, os acenos devem se dar em entregas de educação. O atual cronograma de Lula no Ceará não será o primeiro deste ano no Estado, mas se dá às vésperas do início do período das convenções partidárias.

O intervalo, que se inicia no próximo dia 20, é o momento em que os partidos ratificam suas respectivas alianças eleitorais e formalizam os nomes que vão concorrer em outubro. Para a campanha de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), a expectativa é de que MDB, PSB, PSD e Republicanos estejam na majoritária, que traz as posições de vice e Senado e os respectivos suplentes.

A vinda de Lula será ainda um reforço simbólico ao nome de Elmano, já que a realização de campanha está proibida neste período pela legislação eleitoral.

Lula e Cid
A visita pode se consolidar também como a primeira vez em que o senador Cid Gomes (PSB), que participa ativamente da composição da majoritária da chapa do governador, vai subir no palanque do terceiro mandato do presidente. Irmão de Ciro Gomes, presidente do PSDB Ceará, Cid apoiou Ciro nas campanhas em que o tucano concorreu ao Palácio do Planalto.

Ao O Estado em maio deste ano, porém, Cid afirmou que a não-candidatura do irmão à presidência da República no pleito deste ano habilitou-o a apoiar publicamente Lula. Cid afirmou, na mesma ocasião, que estará ao lado de Lula em palanques pelo Ceará. A agenda presidencial no Estado está sendo costurada pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Guimarães (PT).

Deputado federal licenciado, Guimarães assumiu a SRI no lugar da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), que também vai às urnas em outubro. A chegada de Guimarães a uma das salas mais importantes do Planalto foi o ponto final de uma disputa local por indicação ao Senado, cujos espaços devem ficar de fato com as legendas que mais entregam contrapartida ao governo, a exemplo do tempo de inserção de propaganda eleitoral.

Até o fechamento deste conteúdo, apesar da data-limite ser dia 29 de junho, o presidente Lula não havia sancionado dois projetos aprovados no Senado no início deste mês que vão ao encontro da valorização do turismo religioso no Estado: a inclusão das datas das romarias de Juazeiro no Calendário Turístico Oficial do Brasil e a criação da Rota Turística da Fé no Ceará. Lula contudo pode ainda realizar a sanção nos próximos dias.

Fonte: O Estado CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos