14
2025
SOBRAL- Advogada presa em Sobral com bilhetes de integrantes do CV tem registro suspenso pela OAB-CE
Nesta sexta-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), suspendeu temporariamente, por 12 meses, a advogada Monika Portela, condenada por integrar um grupo criminoso após realização da Operação “Além do Ofício”.
Segundo a investigação, ela integrava a facção criminosa Comando Vermelho (CV), e participava de um sistema clandestino de mensagens, onde presos trocavam informações com suspeitos que estavam em liberdade.
Em nota, a OAB-CE disse que a suspensão ocorre “diante da gravidade dos fatos investigados na operação, que evidenciam atos incompatíveis com o exercício da profissão, inidoneidade moral e outras infrações éticas, a Ordem reafirma a defesa do bom nome da advocacia e da preservação do respeito social que a profissão requer’, diz a entidade.
Agora, após ser intimada da decisão, a advogada deverá devolver a carteira profissional, o que lhe permite atuar na profissão, ficando também retida enquanto perdurar a suspensão, sendo adotadas também “providências cabíveis no âmbito do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE”.
Por lei, o andamento dos processos disciplinares ligados a advogados que ficam a cargo do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), e é sigiloso, sendo apenas as partes envolvidas têm acesso às suas informações, como defensores e a autoridade judiciária competente.
Fonte: Diário do Nordeste.