ago
16
2023

CEARÁ – Por que casos de sífilis aumentaram quase 20% no Ceará em 2023; veja sintomas e como prevenir

Uma doença cuja prevenção está ligada ao comportamento tem registrado aumento de casos no Ceará: a sífilis, infecção sexualmente transmissível (IST). Neste ano, entre janeiro e julho, foi confirmada no Estado uma média de 386 casos da “sífilis adquirida” por mês.

Ao todo, 2.708 testes positivos para a doença foram contabilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). O número é quase 20% maior que o mesmo período de 2022, quando foram detectados 2.257 infecções. Os dados não incluem sífilis em gestantes nem sífilis congênita.

Pelo menos 144 cidades cearenses, incluindo Fortaleza, já registraram casos de sífilis neste ano, conforme a Sesa.

Os casos de sífilis no Ceará têm aumentado anualmente desde 2021: naquele ano, 3.413 pessoas testaram positivo, quase 800 a mais do que em 2020. Já no ano passado, os registros somaram 4.444 pessoas com a IST.

A faixa etária predominante em número de infectados é a de 30 a 39 anos, seguida pela população de 40 a 49 anos, segundo as autoridades de saúde estaduais.

QUAIS OS SINTOMAS DA SÍFILIS

Fortalecer a atenção primária para disseminar informações sobre ISTs é uma das principais estratégias contra a doença, como aponta Anuzia, já que “a sífilis pode levar de 5 a 10 anos para se agravar”.

Os sintomas da sífilis variam de acordo com o estágio da doença, como lista o Ministério da Saúde:

SÍFILIS PRIMÁRIA

  • Ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio;
  • Normalmente não dói, não coça, não arde e não tem pus;
  • Pode estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha;
  • Desaparece sozinha, sem tratamento.

SÍFILIS SECUNDÁRIA

  • Aparece entre 6 semanas e 6 meses do surgimento e cicatrização da ferida inicial (da sífilis primária);
  • Podem surgir manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés;
  • Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça, ínguas pelo corpo;
  • Manchas desaparecem em algumas semanas, independentemente de tratamento, dando a falsa impressão de cura.

SÍFILIS TERCIÁRIA

  • Pode surgir entre 1 e 40 anos após o início da infecção;
  • Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Por ser uma doença que pode permanecer “silenciosa” por décadas, Anuzia destaca a importância de pessoas sexualmente ativas realizarem testes rápidos ao menos uma vez por ano. A testagem é gratuita nas unidades básicas de saúde.

COMO TRATAR A SÍFILIS

O tratamento da doença bacteriana é feito com aplicação da penicilina benzatina (benzetacil), que poderá ser feita no posto de saúde, como recomenda o Ministério da Saúde. “Esta é, até o momento, a principal e mais eficaz forma de combater a bactéria causadora da doença”, frisa o MS.

Quando a sífilis é detectada em gestantes, “o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível”, com o mesmo medicamento – que é o único capaz de prevenir a transmissão vertical, ou seja, de passar a doença para o bebê.

Neste ano, até 1º de julho, 1.111 gestantes testaram positivo para sífilis no Ceará – e 563 bebês já nasceram com a infecção, de acordo com monitoramento semanal de notificações da Sesa.

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos