jul
17
2022

CEARÁ – Varíola dos macacos: quarto caso é confirmado no Ceará. No Brasil já ultrapassamos a 260 casos.

Quarto caso de varíola dos macacos é confirmado no Ceará. O paciente do sexo masculino, de 30 anos, reside  Fortaleza e esteve em viagem para Salvador, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Dos 34 casos suspeitos notificados no Estado, 19 foram descartados e outros 11 seguem em investigação.

Entre os casos confirmados, dois são de Fortaleza (ambos do sexo masculino, 35 anos e 26 anos) e um do município de Russas (sexo masculino, 43 anos).

No Ceará, 34 suspeitos foram notificados e 19 descartados laboratorialmente nos municípios de Caridade (1), Caucaia (1), Cedro (1), Fortaleza (10), Guaramiranga (1), Juazeiro do Norte (1), Maranguape (1), Maracanaú (1), Ocara (1) e São Gonçalo do Amarante (1).

Outros 11 seguem em investigação, registrados nas cidades de Aracoiaba (1), Acaraú (1), Caucaia (1), Fortaleza (4), Quixadá (1), Quixeré (1) e Russas (2). Dos onze em análise, seis são do sexo masculino e quatro são do sexo feminino.

Não há possibilidade de surtos no Ceará

Logo após o a primeira confirmação de varíola dos macacos no Estado, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou que não havia possibilidade de um surto da doença.

Ao contrário de vírus respiratórios, como o da Covid-19, o vírus da Monkeypox é transmitido principalmente pelo contato físico com a pessoa doente, tendo mais dificuldade de se espalhar.

“As viroses respiratórias se propagam com muito mais velocidade. Um caso como esse de Monkeypox em que você precisa tocar na mucosa, tocar nas lesões, precisa ter um contato mais íntimo às vezes até, é uma possibilidade muito remota [de haver surto]”, afirmou o infectologista Antônio Lima, coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza.

BRASIL 

Até o último dia 13 de julho, o balanço mais atualizado do Ministério da Saúde, aponta que chegou a 266 o número de casos conhecidos de varíola dos macacos, também chamada de monkeypox.

Fonte: O POVO

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos