27
2022
CEARÁ – PSB nega apoio a pré-candidato do PT a governador do Ceará
Principal aliado do PT no campo nacional, o PSB negou apoio à pré-candidatura do petista Elmano de Freitas ao governo do Ceará. Em reunião na manhã de ontem em Brasília, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, comunicou ao ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato do partido ao Senado, que não havia possibilidade de a sigla embarcar no projeto petista, mesmo diante de crescente pressão de uma ala do partido.
Um dos maiores motivos para a negativa do PSB é a consolidação das chapas proporcionais e o tempo exíguo para refazer acordos já firmados. O principal articulador político da legenda no Estado é o deputado Denis Bezerra.
O PSB passou a ser alvo de investida do PT no Ceará após rompimento dos petistas com o PDT. O estopim para o fim da aliança de 16 anos foi a escolha do PDT pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio para disputar o governo estadual. O PT defendia o nome da atual governadora Izolda Cela (PDT). Roberto Cláudio era o pré-candidato defendido por Ciro Gomes.
A vaga de vice de Elmano de Freitas assim como as de suplentes de Camilo Santana ainda estão em aberto. O PT, além do PCdoB e o PV, que integram a federação Brasil da Esperança, conta com o apoio do PP e do MDB no Ceará.
Fonte: Valor Econômico.