jul
12
2022

CEARÁ – Deputados do Ceará aprovam taxação de 20% de ICMS e Fecop na gasolina, energia e comunicação até 2023

Os deputados do Ceará aprovaram, nesta terça-feira (12), proposta do governo estadual que reduz para 18% a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. No caso da gasolina, energia, e serviços de comunicação serão adicionados dois pontos percentuais destinados ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Os parlamentares da Assembleia Legislativa aprovaram o projeto de lei 105/22, que segue a Lei Complementar 194/22 que determina teto de 17% a 18% de ICMS para serviços como essenciais.

Antes da decisão, a alíquota do ICMS para a gasolina era de 27% mais 2% destinados ao Fecop; já para a energia, a taxa cobrada é de 27%. A decisão agora segue para sanção da governadora Izolda Cela. No último dia 4, A governadora anunciou que estado seguirá a lei 194 reduzindo o imposto.

“Tem decisões do STF dizendo que os 2% do Fecop têm de ser à parte, justamente para atender os programas sociais. Nós temos quase 50 programas que não podem ser impactados, afetados negativamente por uma decisão, ao meu ver, estaparfúdia, puramente eleitoral do Governo Federal, onde os estados estão tendo de aderir”, declarou Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos