jul
7
2022

CEARÁ – ALERTA: Ceará atinge a marca de 18 mortes por chikungunya em 2022

O Ceará atingiu a marca de 18 mortes por chikungunya neste ano, conforme o novo boletim de arboviroses no Ceará, divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira, 7. Até o momento, o Estado tem 48,3 mil casos notificados da doença. Desse total, 21,7 mil foram confirmados. A quantidade subiu de 16 para 18 entre as semanas epidemiológicas 23 e 25, que correspondem ao intervalo dos dias 13 de junho a 1º de julho.

As mortes por chikungunya foram registradas em cinco municípios cearenses: Juazeiro do Norte (7), Barbalha (5), Fortaleza (4), Boa Viagem (1) e Nova Olinda (1). As idades dos pacientes variaram entre 21 e 93 anos, sendo nove do sexo masculino e nova do sexo feminino. Os óbitos foram registrados de fevereiro a junho, sendo março o mês com maior registros, 6 ao total. Em fevereiro, foram 4, abril (3), maio (4) e junho (1).

A maior incidência da doença segue ocorrendo na região do Cariri, com 23,2 mil casos notificados e 10,4 confirmados. Em seguida, vem a região de Fortaleza, com 18 mil casos notificados e 8 mil confirmados. A região Norte, Sertão Central e Leste possuem 567, 1.101 e 797 casos confirmados, respectivamente.

De acordo com o boletim, dos casos confirmados de chikungunya, 67,8% tinham de 20 a 59 anos, com média de idade de 39 anos, 62,7% eram do sexo feminino.

Cenário epidemiológico

Em 2022, o Ceará notificou 110.583 casos suspeitos de arboviroses, sendo 60 mil registros de dengue, 48 mil de chikungunya e 1,4 mil de zika. Já o número de confirmações foi de 38,1 mil casos. Desses, foram registrados 16 mil por dengue, 21 por chikungunya e 19 por zika. Em relação ao boletim divulgado no mês anterior, houve aumento de 14% nas notificações e de 24% no total de casos confirmados.

Conforme o boletim, em relação aos casos descartados, até o momento, observa-se que o percentual é de 36%, sendo 39 mil casos descartados, valor próximo ao do percentual de confirmados: 34,4%, que é equivalente a 38,9 mil casos.

Confira os sintomas das arboviroses

Dengue

– Pessoa que tenha viajado, nos últimos 14 dias, para área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença do Aedes aegypti, que apresente febre, usualmente entre dois e sete dias;

– Pessoa que apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantema, mialgia, artralgia (dor nas articulações), cefaleia, dor retro orbital, petéquias, prova do laço positiva ou leucopenia;

– Criança proveniente ou residente em área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre dois e sete dias, sem foco de infecção aparente.

Chikungunya

– Paciente com febre de início súbito maior que 38,5° C;

– Artralgia (dor nas articulações), ou artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes de início dos sintomas, ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

Zika

– Paciente com exantema maculopapular pruriginoso (manifestação cutânea);

– Pessoa que acompanha os seguintes sinais e sintomas: febre, hiperemia conjuntival/conjuntivite não purulenta, artralgia/poliartralgia (dor nas articulações), edema periarticular.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos