jul
21
2022

BRASIL – REAÇÃO: Aos gritos de “assassino” e “miliciano”, presidente da Funai deixa evento da ONU.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, deixou nesta quinta-feira 21 um evento da ONU, em Madri, na Espanha, aos gritos de ‘assassino’ e ‘miliciano’.

O protesto foi realizado pelo ex-servidor da fundação, o indigenista Ricardo Rao, exilado na Europa desde 2019 após sofrer ameaças de morte por sua atuação no Brasil. As informações são do jornalista Jamil Chade, do site UOL.

No vídeo, é possível ver Rao apontando o dedo para Xavier e dizendo que ele ‘não pertence’ àquele lugar. No auditório, era realizado o III Encontro de Altas Autoridades da Ibero-América com Povos Indígenas, do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas, do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Calibre (Filac), que administra recursos da FAO, da ONU.

Em seguida, o ex-servidor passa então a classificar o presidente da Funai como ‘assassino’ e ‘miliciano’. Ele apontou ainda Xavier como responsável pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, na região do Vale do Javari, na Amazônia.

“Eu venho denunciar esse assassino, Marcelo Xavier, como inimigo de vocês. […] Esse homem é um miliciano, não representa a Fundação Nacional do Índio. É um assassino, um miliciano, é amigo de um governo golpista que está ameaçando a democracia no  no Brasil”, diz em um trecho. “Ele é responsável pela morte de Bruno e Dom Phillips. Você é um miliciano, bandido”, grita Rao segundos antes de Xavier levantar e deixar a sala.

Fonte: Carta Capital.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos