jul
17
2022

BRASIL – ELEIÇÕES 2022: Bolsonaro lidera em 8 dos 17 estados nos quais venceu em 2018. Ex-presidente Lula segue na liderança.

Em 2018, Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL) foi o campeão de votos em 17 estados no primeiro turno. Enquanto isso, o candidato do PT, Fernando Haddad, venceu em nove estados, e Ciro Gomes (PDT), em um: seu berço eleitoral, o Ceará.

A menos de três meses para as eleições, de acordo com pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro lidera em oito estados, todos dos quais ele levou em 2018. O chefe do Executivo federal mantém sua base forte nas regiões Sul e Centro-Oeste, com foco em estados ligados ao agronegócio.

AmazonasMinas Gerais, que estavam com Bolsonaro nas eleições passadas, agora estão pró-PT. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é um estado-chave, porque, desde 1989,o presidente eleito saiu vitorioso no estado.

Mesmo em alguns estados em que está à frente, Bolsonaro e seu principal adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estão próximos em termos numéricos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a diferença é de 4,8 pontos percentuais, pouco acima da margem de erro.

Já Lula lidera em 13 unidades da Federação. Um desses estados em que o petista conquistou terreno foi São Paulo: hoje ele tem 43% das intenções de voto, ante 30% de Bolsonaro, segundo o mais recente levantamento do Datafolha, realizado entre 28 e 30 de junho. Nas últimas eleições, o maior colégio eleitoral deu a Bolsonaro 53% dos votos em primeiro turno e apenas 16,42% ao ex-prefeito Fernando Haddad.

O Ceará de Ciro Gomes agora apresenta tendência lulista e o pedetista fica em terceira posição, atrás também de Bolsonaro, de acordo com as projeções.

Há ainda situações de empate técnico estimado em dois estados: Mato Grosso do Sul Rio de Janeiro. Nessas duas unidades da Federação, Bolsonaro saiu vitorioso no último pleito.

Amapá, Pará e Rondônia não tiveram pesquisas locais para presidente da República registradas na Justiça Eleitoral em 2022. Também não foram encontrados registros de levantamentos para o Executivo federal no Tocantins.

Para o levantamento, o Metrópoles considerou as consultas mais recentes realizadas pelos seguintes institutos: Datafolha, Quaest, Idea e Paraná Pesquisas, todas com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em alguns estados das regiões Norte e Nordeste não são aplicadas pesquisas por grandes institutos, portanto, foram utilizados levantamentos locais com registro na Justiça Eleitoral. Em todos os casos, foram consideradas as respostas às perguntas estimuladas — quando é apresentada ao eleitor uma lista de nomes.

Veja o Mapa:

Como foram consideradas as pesquisas recentes, e não um agregador de pesquisas, pode haver distorções. Agregadores consideram a média de todos os levantamentos sobre a distribuição das intenções de voto em cada estado, o que contorna variações nos resultados regionais motivadas por diferentes margens de erro.

Os levantamentos analisados são aqueles com resultados publicados até a última sexta-feira (15/7).

Fonte: Metrópoles.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos