jun
6
2022

BRASIL -ALERTA: Brasil tem 7 casos suspeitos de varíola dos macacos.

O Brasil analisa 7 suspeitas da doença varíola dos macacos. Ainda não há casos confirmados no país. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde na noite de domingo (5.jun.2022). Eis a íntegra do comunicado (1 MB). São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul têm 1 caso em investigação cada. Rondônia, 2. Todos estão isolados.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a suspeita gaúcha é a mais provável de ser confirmada. O paciente viajou a Portugal –país com 143 infectado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a suspeita gaúcha é a mais provável de ser confirmada. O paciente viajou a Portugal –país com 143 infectado. A declaração foi realizada nesta 2ª feira (6.jun).

O mundo enfrenta desde maio o maior surto do vírus fora da África. Já são quase 1.000 infectados em outros continentes. Antes dos casos atuais, o maior episódio fora da África teve 47 diagnósticos confirmados da doença.

Até às 10h desta 2ª feira (6.jun), foram confirmados 920 casos em 27 países. Os dados são da Global.health Monkeypox, iniciativa que monitora os números divulgados por cada nação.

Queiroga, no entanto, disse que está não é uma situação de preocupação, na avaliação dele, mas só de monitoramento. “Já houve outros registros fora da África e isso não causou pandemia, até porque a letalidade é baixa e a transmissão não é como a covid-19”, afirmou.

TESTES EM TODOS OS ESTADOS E NO DF

O ministro da Saúde disse que os equipamentos serão distribuídos para todos os 27 Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) na 6ª feira (10.jun). Haverá lançamento da ação na 5ª feira (9.jun), na capital fluminense. Hoje, só São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro realizam o exame. Isso dificulta que os casos suspeitos sejam confirmados ou descartados. Queiroga estimou que até 6ª feira (10.jun), com a chegada dos exames, será possível saber o resultado dos 7 casos em análise neste momento.

MÁSCARAS E VACINA

O Ministério da Saúde brasileiro recomenda o uso de máscaras e a lavagem das mãos como medidas de proteção contra a varíola dos macacos. Queiroga também disse que o governo busca trazer vacinas contra a doença para o país.

O objetivo será vacinar os profissionais de saúde que estão atuando diretamente com os casos suspeitos. O estoque mundial desse imunizante é pequeno. O Brasil não tem doses, no momento.

Fonte: Poder 360. 

 

 

 

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos