maio
31
2022

CEARÁ – ALERTA: Crianças de até 9 anos são mais da metade dos casos positivos de Covid no Ceará em maio

Os lembretes de que a pandemia de Covid não acabou têm se multiplicado entre famílias de crianças cearenses. Mais de mil pessoas testaram positivo no Ceará, em maio, até domingo (29) – mais da metade delas têm de 0 a 9 anos de idade.

O número de crianças infectadas pelo coronavírus já é quase 4 vezes maior do que o de idosos que contraíram a doença, neste mês, como também mostram os dados do Integra SUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Entre 1º e 29 de maio, período mais atual disponível no Integra SUS, 1.070 pessoas foram diagnosticadas com Covid no Ceará, das quais 551 tinham até 9 anos – o correspondente a 51,5%. O número ultrapassa os 529 testes positivos em crianças do mês de abril inteiro. Predominam os casos em pacientes de 0 a 4 anos.

Das 8 mortes causadas pelo vírus pandêmico, uma vitimou um bebê de 1 ano, conforme os registros do Integra SUS.

Robério Leite, infectologista pediátrico, ressalta: as crianças são, no atual momento, o grupo mais desprotegido contra a Covid. “A vacinação chegou bem mais tarde, e para menores de 5 anos ainda nem começou, aguardando estudos e aprovação da vacina”, destaca.

O especialista afirma que a avaliação dos dados de segurança e eficácia do imunizante infantil tem é “promissora”. Enquanto isso, “o relaxamento do distanciamento, do uso de máscaras e a volta ao ensino presencial favoreceram a transmissão entre as crianças”.

Esse aumento é observado em outros locais do mundo, mas um aspecto do Ceará é o período de chuvas intenso, que pode ter contribuído para a circulação de outros vírus respiratórios também.

ROBÉRIO LEITE
Infectologista pediátrico

A infectologista Mônica Façanha, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca ainda a subnotificação como um dos fatores para a discrepâcia entre a quantidade de casos de Covid em adultos e em crianças.

“Ao se sentirem sem risco de morrer, as pessoas tratam a doença em casa, sem procurar unidades de saúde nem fazer teste. Mas os adultos estão com 3 ou 4 doses da vacina, as crianças não”, alerta a médica.

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário