abr
6
2022

CEARÁ – Relator da CPI diz que associação de PMs é braço político do grupo de Capitão Wagner.

O relator da CPI do Motim, deputado Elmano de Freitas (PT), afirmou que a Associação dos Profissionais de Segurança (APS), presidida pelo policial Cleyber Barbosa Araújo, depoente desta terça-feira, 5, faz parte de “um braço político de um grupo político partidário”, da qual integram o deputado federal Capitão Wagner (UB), o deputado Soldado Noelio (UB) e o vereador de Fortaleza Sargento Reginauro.

O petista alegou que a instituição de policiais tem a prática de sacar dinheiro na boca do caixa e que seu diretores usaram empresas fantasmas para financiar os protestos que culminaram nos motins de PMs em 2020.

“Eu não tenho nenhuma dúvida de afirmar que a APS é uma pessoa jurídica, braço político de um grupo político partidário, da qual integram o deputado (Capitão) Wagner, deputado Noélio, vereador Reginauro, que tem a prática de sacar dinheiro na boca do caixa, que seu diretores abrem empresa que nunca funcionaram, que funcionava outra empresa e que não se sabe pra onde dinheiro vai ou se desconfia agora pra onde se vai, e que está evidenciado no depoimento da testemunha que a APS financiou o transporte de policiais para os protestos que geraram motins no estado do Ceará”, disse Elmano.

Inicialmente, o parlamentar questionou o depoente sobre a suposta relação de integrantes da sua família com o gabinete de Wagner, pré-candidato da oposição ao governo estadual e presidente do União Brasil no Ceará. Cleyber confirmou que sua ex-esposa, Rafaele Cabrini, foi assessora do deputado federal. Porém, ele não soube informar se a sua prima segunda, Regidênia Albano Castro, assumiu o posto logo depois.

Confira:

Elmano: A senhora Rafaele Cabrini é sua prima?

Cleyber: Não, ela é minha ex deputado.

Elmano: Regidênia Albano é sua sobrinha?

Cleyber: Prima segunda.

Elmano: Procede que quando a sua esposa deixou de ser assessor do Wagner, sua prima segunda passou a integrar a assessoria do deputado Wagner?

Cleyber: Não sei informar. Não acompanho o que acontece lá, quem sai, quem entra.

Elmano: Nunca foi informado que sua esposa saiu da assessoria?

Cleyber: Para mim não, muito contato com ela não.

Elmano: E nem que sua prima, ao sair a ex-esposa sua, a sua prima entrou na assessoria dele, nunca soube?”

Cleyber: Não.

O relator prosseguiu com a mesma linha de investigação e perguntou se a APS tem o deputado Capitão Wagner como presidente de honra ou conselheiro constante da instituição. “A APS tem algum relacionamento político ou ação conjunta com o deputado Wagner?”, prosseguiu Elmano. O PM negou as duas questões, mas disse que gostaria de ter tais relações não apenas com o deputado federal, mas com os demais parlamentares.

A comissão então exibiu uma série de fotos onde o presidente da associação aparece ao lado de Wagner e outros parlamentares. “Página social da APS, é um convite para associados, o convite é conjunto da APS com soldado Noelio, Capitão Wagner e Sargento Reginaldo, mas vossa excelência acha que tem absoluta independência política partidária”, disse Elmano.

Em outro slide, o petista mostra outra publicação nas redes sociais da instituição. “O evento é realizado na Assembleia na página da APS é exatamente junto com o deputado Wagner, deputado Noélio e vereador Reginauro, isso que vossa senhoria gostaria de chamar de independência política partidária. Chamando para a mobilização”, prosseguiu.

Antes das considerações finais, o deputado comentou a última foto: “Aqui é a demonstração do evento, na página da APS ,convocada pela APS, o destaque na atividade é exatamente os três parlamentares de um mesmo grupo político partidário. Aqui na página da APS o deputado Soldado Noelio convida as pessoas para a mobilização. Para os protestos que geraram motim, ou seja, não era os parlamentares convidando a APS. Era junto convidado para os protestos”.

Em coletiva, Cleyber defendeu: “A minha esposa ela aparece, estava lá numa situação de assessora e tem uma prima segunda minha segunda se eu não me engano pelo nome que está. Eu não vejo nenhum tipo de ligação e por mais que seja algum parente não diz nada a respeito a mim, ao depoimento, ao propósito da investigação da CPI que era de fato de alguma forma comprovar que a associação, enfim, financiou e de fato não financiou”.

No dia 6 de fevereiro de 2020, Noelio e Reginauro estiveram como porta-vozes das negociações entre a categoria dos PMs e os parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Policiais militares, bombeiros e esposas estiveram reunidos em frente à Casa, no bairro Dionísio Torres, após divulgação da proposta de reajuste salarial para as categorias, apresentada pelo então secretário da Segurança André Costa, na sexta-feira, 31 de janeiro.

Fonte: O POVO

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos