abr
14
2022

CEARÁ – PT aceita Alckmin e aprova federação com PV e PCdoB. Os três partidos somam nove deputados na Assembleia do Ceará

Legendas PT, PCdoB e PV formam aliança para lançar candidatado através de federação partidária

O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o estatuto da criação da federação entre a sigla petista com o PCdoB e o PV. O grupo, que passa a ser o segundo com maior representatividade na Assembleia Legislativa do Ceará, tem na figura do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato à disputa presidencial deste ano.

No mesmo evento no qual aprovou a federação, confirmou o nome de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, hoje filiado ao PSB, para ser o vice de Lula.

“Acabamos de aprovar em reunião do Diretório Nacional do PT o Estatuto da Federação do PT – PV e PCdoB. Importante vitória das forças de esquerda”, anunciou o deputado federal José Nobre Guimarães, vice-presidente da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar é um dos entusiastas da aglutinação entre as legendas de esquerda.

No Ceará, o Partido dos Trabalhadores, juntamente com o PV e o PCdoB, possuem nove deputados estaduais, sendo sete do PT, um do PV e um do PCdoB. São eles: Acrísio Sena, Augusta Brito, Elmano de Freitas, Fernando Santana, Julinho, Moisés Braz, Nizo Costa, todos do PT; Walter Cavalcante (PV) e Carlos Felipe (PCdoB).

Augusta Brito era filiada ao PCdoB e migrou para o PT, assim como Julinho (ex-Cidadania) e Nizo Costa, que deixou o PSB. Walter Cavalcante estava filiado ao MDB, mas se filiou ao PV durante a chamada “janela partidária”.

Na Câmara Federal, a federação tem como representantes apenas os petistas cearenses Luizianne Lins, José Airton Cirilo e José Nobre Guimarães. O deputado federal Célio Studart estava filiado ao PV, mas deixou os quadros da sigla durante a “janela”, entre os meses de março e início de abril, e foi para o PSD.

A federação é um modelo de aglutinação de siglas recentemente aprovado e trata sobre a união de partidos durante os quatro anos da Legislatura.

Fonte: Blog do Edison Silva.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos