abr
10
2022

CEARÁ – Igreja Católica celebra Domingo de Ramos com celebrações presenciais.

A Igreja Católica celebra, neste 10 de abril, o Domingo de Ramos. A data rememora a entrada de Jesus em Jerusalém e também marca o início da Semana Santa para os católicos.

O que é Semana Santa e para que serve?
Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
Após dois anos sem missas em razão da pandemia de Covid-19 igrejas volta a celebrações presenciais com procissões e celebrações que marcam o inicio da Semana Santa. 

SABENDO TUDO…

Veja como se preparar para a celebração e entenda simbolismo do rito. QUAL O SIGNIFICADO DO DOMINGO DE RAMOS?

O Domingo de Ramos antecede a Páscoa no calendário católico. Por isso, a data é tão importante para os religiosos. Segundo a Comunidade Shalom, a Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para Jesus antes de entrar em Jerusalém, conforme a bíblia.

Nesta passagem, as pessoas utilizavam ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9).

POR QUE COSTUMA COMEÇAR COM UMA PROCISSÃO NO DOMINGO DE RAMOS?

Segundo a Catedral de Palmas, o rito simula a procissão de Jesus em Jerusalém. A igreja é também é vista como um lugar que simboliza o céu, com a presença de Jesus na Eucaristia.

Outro ponto é que muitas igrejas possuem uma série de degraus, simbolizando a elevação do olhar e corações a Deus, além de lembrar a subida de Jesus ao Monte Calvário.

POR QUE SÃO USADAS PLANTAS NO DOMINGO DE RAMOS?

Ainda segundo a Catedral de Palmas, os ramos representam os galhos que as pessoas usaram na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

QUAIS PLANTAS UTILIZAR NO DOMINGO DE RAMOS?

São usados ramos de palmeiras, mas é aceitável qualquer tipo ramalho para a celebração. Além disso, fiéis que não empunharem plantas também podem participar do ato.

O QUE FAZER COM OS RAMOS ABENÇOADOS?

Fiéis costuma guardar para lembrança do rito e fortalecimento da fé, mas não existe indicação religiosa sobre descarte ou não.

POR QUE AS IMAGENS SÃO COBERTAS NO DOMINGO DE RAMOS?

Conforme a Catedral, a Igreja Católica recomenda essa prática para aguçar os sentidos e construir um anseio pelo Domingo de Páscoa.

POR QUE O PADRE USA VERMELHO NO DOMINGO DE RAMOS?

Segundo a Catedral, o vermelho simboliza o amor, o fogo, a paixão e o sangue do sacrifício. Além do Domingo de Ramos, a cor é usada na Sexta-feira Santa, em qualquer dia relacionado com a Paixão de Jesus, no Pentecostes, e nas festas daqueles que morreram pela fé.

(*) Com informações: Diário do Nordeste.

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos