abr
14
2022

CEARÁ – Governadora Izolda Cela anuncia que Ceará deixa de exigir uso de máscaras em locais fechados a partir desta sexta-feira (15)

Por meio de live nas redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela, informou que o Estado segue ampliando a flexibilização em relação ao enfrentamento da pandemia. Dessa vez, o próximo decreto trará a desobrigação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. A nova medida, tão aguardada pela população, entra em vigor já a partir desta sexta-feira (15).

Uso de máscaras no Ceará em locais fechados

O uso de máscaras segue obrigatório em hospitais e transporte público. De acordo com a chefe do Executivo estadual, a liberação foi possível graças ao “bom nível de controle” da pandemia no Ceará. Vale lembrar que, antes de deixar o cargo, o ex-governador Camilo Santana já havia liberado a obrigação do uso de máscaras em locais abertos.

Primeiro decreto de isolamento social no Ceará

Há dois anos, no dia 19 de março de 2020, uma quinta-feira, entrava em vigor o primeiro decreto de isolamento social no Ceará. O anúncio havia sido feito pelo governo no dia 16, segunda-feira.

A decisão foi tomada após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que reunia 25 entidades. Na ocasião, o governador Camilo Santana (PT) decretou estado de emergência e anunciou ações para combater o avanço da doença.

Entre as principais medidas preventivas do comitê, o governador informou que, via decreto oficial, estavam suspensos quaisquer eventos públicos no Ceará acima de 100 pessoas. Suspensão de atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais de Fortaleza, além de recomendar que as escolas particulares fizessem o mesmo.

Escolas e universidades públicas tiveram aulas suspensas a partir daquele dia. Voos internacionais para o Ceará também foram suspensos. A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) tinha confirmado 9 casos da doença no Ceará até então. Foram 8 Em Fortaleza e 1 em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O então secretário de saúde do Ceará, Cabeto Martins, também falou após a reunião sobre as medidas do governo. Segundo ele, naquela data, “o estado deveria ter o pico da doença em abril”. Dr. Cabeto afirmou, ainda, que o “Hospital Leonardo da Vinci, reativado pelo governo, iria oferecer 230 leitos para atendimento de possíveis casos de covid-19”. Mais tarde, a unidade foi adquirida pelo governo do estado.

Além das aulas suspensas, muitos equipamentos também cancelaram eventos e atrações musicais. O Cineteatro São Luiz e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura suspenderam as atividades.
As alterações não pararam por aí. Quatro shoppings de Fortaleza e um da região metropolitana cancelaram ações programadas para aquela semana.

No interior, o decreto também afetou atividades semelhantes. Os centros culturais Banco do Nordeste de Fortaleza e de Juazeiro do Norte tiveram as atividades suspensas.

Fonte: Portal GCMais.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos