abr
6
2022

CEARÁ -Escola suspende aulas por suspeita de meningite em alunos, no Ceará

Por suspeita de meningite viral em alunos, a Escola Estadual Profissionalizante Lúcia Helena Viana Ribeiro, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, suspendeu as aulas desta quarta-feira (6).

A Secretaria de Saúde da cidade informou que a medida é preventiva diante de 3 casos suspeitos da doença em estudantes, que estão internados em uma unidade de saúde do município. Ainda conforme a pasta, as pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos e os locais onde frequentaram estão sendo mapeados para a realização de profilaxia.

“Os casos suspeitos já estão sendo acompanhados por equipe médica e transferidos para realização do exame diagnóstico no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A SMS está realizando todos os esforços necessários para atender de forma rápida e segura os pacientes que se encontram internados, preservando a saúde das mesmas, assim como, tomando as medidas necessárias para detectar e prevenir uma disseminação de contágio”, disse a nota.

Possíveis casos de meningite em alunos de escola

A doença é uma infecção nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo atingir a corrente sanguínea e provocar uma meningococcemia.

A meningite pode ser causada por diversos tipos de microorganismos, gerando infecções com gravidades diferentes. Nos casos em que ela é causada por um fungo ou um vírus, o quadro de saúde do paciente costuma ser menos grave. Já quando a infecção é causada por uma bactéria, os casos podem apresentar maior risco de óbito ou sequelas, como danos cerebrais, perda de memória, AVC, falência dos rins, convulsões e surdez.

A transmissão da meningite acontece por secreções respiratórias ou saliva. Esta é uma doença que pode apresentar uma evolução rápida, principalmente nos casos em que atinge crianças e adolescentes. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, náuseas, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência e fotossensibilidade.

É importante que, ao apresentar os primeiros sintomas da doença, o indivíduo procure um médico.

Atualmente, a principal forma de combate da meningite são as vacinas. As principais são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são a meningocócica C, que pode ser tomada por crianças a partir dos 3 meses, e a meningocócica ACWY, para adolescentes.

Fonte: Portal GCMais

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos