6
2022
CEARÁ -Escola suspende aulas por suspeita de meningite em alunos, no Ceará
Por suspeita de meningite viral em alunos, a Escola Estadual Profissionalizante Lúcia Helena Viana Ribeiro, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, suspendeu as aulas desta quarta-feira (6).
A Secretaria de Saúde da cidade informou que a medida é preventiva diante de 3 casos suspeitos da doença em estudantes, que estão internados em uma unidade de saúde do município. Ainda conforme a pasta, as pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos e os locais onde frequentaram estão sendo mapeados para a realização de profilaxia.
“Os casos suspeitos já estão sendo acompanhados por equipe médica e transferidos para realização do exame diagnóstico no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ). A SMS está realizando todos os esforços necessários para atender de forma rápida e segura os pacientes que se encontram internados, preservando a saúde das mesmas, assim como, tomando as medidas necessárias para detectar e prevenir uma disseminação de contágio”, disse a nota.
Possíveis casos de meningite em alunos de escola
A doença é uma infecção nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo atingir a corrente sanguínea e provocar uma meningococcemia.
A meningite pode ser causada por diversos tipos de microorganismos, gerando infecções com gravidades diferentes. Nos casos em que ela é causada por um fungo ou um vírus, o quadro de saúde do paciente costuma ser menos grave. Já quando a infecção é causada por uma bactéria, os casos podem apresentar maior risco de óbito ou sequelas, como danos cerebrais, perda de memória, AVC, falência dos rins, convulsões e surdez.
A transmissão da meningite acontece por secreções respiratórias ou saliva. Esta é uma doença que pode apresentar uma evolução rápida, principalmente nos casos em que atinge crianças e adolescentes. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, náuseas, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência e fotossensibilidade.
É importante que, ao apresentar os primeiros sintomas da doença, o indivíduo procure um médico.
Atualmente, a principal forma de combate da meningite são as vacinas. As principais são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são a meningocócica C, que pode ser tomada por crianças a partir dos 3 meses, e a meningocócica ACWY, para adolescentes.
Fonte: Portal GCMais