abr
26
2022

BRASIL – TRISTE: Dor e sofrimento virtual: greve do INSS chega ao 30º dia e mais 2,8 milhões de pessoas esperam resposta a pedido de benefício

A greve dos servidores do INSS completa, nesta terça-feira (26), 30 dias e, nesse período, cresceu a fila de beneficiários à espera de uma resposta aos pedidos de aposentadorias, auxílios, salário maternidade e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Uma reportagem do Jornal O Globo, com base em dados do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), aponta que, pelo menos, 2 milhões e 800 mil pessoas, aguardam a análises dos pedidos de benefícios.

A paralisação dos servidores, que reivindicam reajuste salarial, realização de novos concursos e fim das terceirizações, entra em uma nova fase com a decisão da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) , em entrar com mandado de segurança coletivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra os descontos salariais feitos pelo INSS na folha de servidores que deixaram de trabalhar.

O desconto nos salários é um dos temas da reunião virtual, a ser realizada pela Fenasps, nesta terça-feira, a partir das 17 horas.

GREVE SEM DATA PARA ACABAR

O sofrimento para os segurados da previdência social que dependem do atendimento dos servidores ou dos médicos peritos para manter ou receber benefícios tende a aumentar ainda mais: entre 2005 e 2022, a quantidade de servidores ativos no INSS caiu de pouco mais de 42 mil para 19 mil, e o último concurso, para 950 vagas, foi realizado em 2015. O quadro deficitário de pessoal tem uma consequência direta: ritmo desacelerado na análise de processos.

OPINIÃO – DO SOBRAL AGORA

Tudo isso acontecendo e o presidente Bolsonaro discutindo  “indulto para soltar seus bandidos preferidos”. Nas redes sociais a galera não perdoa: O mais novo projeto de Bolsonaro: “Meu bandido, minha vida”.

Fonte:  Ceará Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário