14
2022
CEARÁ – Mulher de Capitão Wagner deixa Republicanos e partido deve voltar ao Governo
A esposa do deputado federal Capitão Wagner (PROS), Dayany Bittencourt, deixou os quadros do Republicanos após nove meses de filiada à legenda.
Com isso, o partido deve deixar o grupo de aliados do parlamentar, pretenso candidato ao Governo do Estado, e voltar a se alinhar com a base governista, comandada pelos irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT) no Ceará.
O Republicanos era da base governista mas deixou os quadros do grupo aliado em 2020, quando da disputa à Prefeitura de Fortaleza. No entanto, já há algum tempo, desde o ano passado, o presidente estadual do partido, o vereador de Fortaleza, Ronaldo Martins, da Igreja Universal do Reino de Deus, vinha reclamando da falta de diálogo com Wagner sobre a construção de chapa competitiva da sigla para a disputa à Câmara Federal neste ano.
Capitão Wagner, por sua vez, havia garantido a filiação de Dayany na sigla com o intuito de fortalecer o partido, com chances de sua esposa ser uma “puxadora de votos” nas eleições de 2022 para a Câmara Federal.
Dayany Bittencourt é pré-candidata a deputada federal, e pretende ocupar a vaga de Wagner na Câmara Federal, uma vez que ele é pré-candidato ao Governo do Estado. O parlamentar está dialogando com o União Brasil, e deve comandar a legenda no Estado. Sua esposa deve fortalecer os quadros da nova agremiação criada pela fusão do PSL com o DEM.
Ronaldo Martins, desde o ano passado, vem dialogando com figuras da base governista, dentre elas o senador Cid Gomes (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT). Ao Blog do Edison Silva ele já havia destacado que a prioridade para o partido neste ano seria a formação de chapa competitiva para a disputa proporcional.
O Republicanos, atualmente, tem a sexta maior bancada da Câmara Federal, e foi um dos partidos que mais elegeram parlamentares no pleito de 2018. A sigla contribuirá na ampliação do tempo de rádio e televisão para a disputa majoritária no Ceará neste ano.
Fonte: Blog do Edison Silva.