dez
29
2021

SOBRAL – Encerra-se nesta quinta(30) o MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS promovido pela Prefeitura de Sobral. Veja mais sobre a importância desse exame.

A Prefeitura de Sobral encerra nesta quinta feira(30) o MUTIRÃO DE MAMOGRAFIAS, que objetiva realiza pelo menos mil exames gratuitos em mulheres do nosso município.
A ação é desenvolvida pela Célula de Saúde da Mulher, da Secretaria da Saúde de Sobral (@falasaudesobral), conta com o apoio de duas unidades móveis, uma delas está atendendo na Praça do Theatro São João e a outra está percorrendo os distritos. A Secretaria também disponibilizou os exames em clínicas credenciadas. A expectativa é que sejam realizados mil exames.
A MAMOGRAFIA…

A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Isso acontece não apenas porque a detecção e  diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.

O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e ocâncer de mama é o que mais mata mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos caso sdiagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.

Clique aqui para conferir o estudo da OMS.

O QUE É A MAMOGRAFIA E COMO É FEITA?

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama.

Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina. (fonte: https://www.americasamigas.org.br/)

Por Sobral Agora.

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário