dez
19
2021

BRASIL – Presidente do Iphan é afastada após Bolsonaro admitir demissão de funcionários para favorecer Hang

A diretora-presidente do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra, foi afastada por ordem da Justiça Federal neste sábado (18), após fala do presidente Jair Bolsonaro sobre o empresário Luciano Hang.

Na última semana, Bolsonaro assumiu que praticou demissões de funcionários da autarquia após uma reclamação de Hang, que teve uma obra embargada pelo Iphan.

Assinada pela juíza Mariana Tomaz da Cunha, da 28ª Vara Federal, o pedido de afastamento foi proferido hoje, solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF), conforme informações do jornal Valor.  

“Com efeito, no exercício de suas funções, o atual Exmo. Presidente da República admitiu que, após ter tomado conhecimento de que uma obra realizada por Luciano Hang, empresário e notório apoiador do governo, teria sido paralisada por ordem do Iphan, procedeu à substituição da direção da referida autarquia”.

MARIANA TOMAZ DA CUNHA
juíza da 28ª Vara Federal

Contudo, a solicitação do afastamento de Larissa Dutra já tramitava na Justiça antes da afirmação de Bolsonaro. Em 2020, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero protocolou pedido de suspensão da nomeação de Dutra.

De acordo com o ex-ministro, ela não “não preenche técnica e moralmente nenhum dos requisitos exigidos”. 

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário