dez
22
2021

BRASIL – Datafolha: Congresso tem pior índice de aprovação na legislatura atual

A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (21) divulgada pela Folha de S. Paulo, mostra que o trabalho de deputados e senadores recebeu a pior avaliação na atual legislatura (2019-2022). Apenas 10% dos entrevistados disseram considerar bom ou ótimo o trabalho do Congresso. Embora dentro da margem de erro, o percentual é menor do que o da última pesquisa (13%), feita em setembro. É também menos da metade do observado em 2019, quando teve início o mandato dos atuais deputados e da maioria dos senadores e o índice de aprovação era de 22%.

Além disso, os dados mostram que 41% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o trabalho do Congresso, três pontos percentuais a menos do que na última pesquisa. O índice dos que consideram regular foi de 40% para 45%.

O Datafolha entrevistou presencialmente 3.666 pessoas de 16 anos ou mais, de todas as classes e em todas as regiões, em um total de 191 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os índices de reprovação são maiores entre os mais instruídos (46%), os mais ricos (53%) e os que consideram ruim ou péssimo o governo do presidente Jair Bolsonaro (46%). Já entre quem considera o governo bom ou ótimo há uma visão um pouco menos negativa do Congresso: 18% aprovam a atuação dos parlamentares. Esse percentual, porém, vem diminuindo. No levantamento anterior, era de 23% a avaliação positiva do Congresso entre aqueles que aprovavam a gestão Bolsonaro.

(*) Com informações da Folha de São Paulo

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário