set
30
2021

BRASIL – RACHADINHA? Ciro Nogueira deu cargo de R$ 13 mil à esposa de seu secretário-executivo.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), nomeou a esposa do seu secretário-executivo na pasta para um cargo com salário de R$ 13,6 mil no Ministério de Minas e Energia (MME)

A geóloga Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro, de 35 anos, foi designada diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME no último dia 2 de setembro. O cargo é DAS 101.5, o segundo mais alto do grupo de direção e assessoramento superiores.

O texto (confira aqui), publicado no Diário Oficial da União (DOU), é assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil.

Ana Carolina é casada há 10 anos com o hoje número 2 de Ciro Nogueira na pasta, o secretário-executivo Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro, de 38 anos. A informação consta em edital publicado em 10 de janeiro de 2011, no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), pela cartório do 2º Ofício de Registro Civil e Casamentos.

Documentos obtidos pelo Metrópoles na Junta Comercial do DF mostram que Ana Carolina segue casada com Jônathas Assunção.

Na prática, o secretário-executivo é o substituto imediato do titular da pasta. Mais poderoso que ele só o próprio ministro.

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/1996) proíbe ao servidor usar seu cargo ou função para obter qualquer favorecimento, “para si ou para outrem”. Também é vedado solicitar comissão para familiares ou qualquer pessoa, “para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim”.

Fonte: Metrópoles.com

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário