ago
25
2021

CEARÁ – COREAÚ: Procuradoria Eleitoral acata decisão da Justiça Eleitoral de Coreaú e mantém a cassação do Prefeito e vice daquele município.

A Procuradoria Regional Eleitora do Ceará, através da Promotora Federal, Lívia Maria de Sousa confirmou a decisão do Juiz Eleitoral da 64ª ZE/CE, Guido de Freitas Bezerra, e se manifestou cassação do mandado de todos os envolvidos no esquema de corrupção eleitoral praticado nas eleições de 2020 em Coreaú, dentre eles, o prefeito e a vice, Edésio Sitônio e Erika Frota, acusados de compra de votos. Além da inelegibilidade por 08 anos, o Magistrado os condenou ainda a pagarem multas de 30 e 50 mil Ufir.
Mais três pessoas envolvidas no esquema de corrupção eleitoral foram condenadas a pagarem multas e se tornaram inelegíveis por 08 anos – Humberlândia Mesquita de Assis, Antônia Maria Carvalho de Aragão e Francisco Lima Ximenes Moreira.
” (…) Outrossim, inegável a gravidade dos fatos, haja vista o absoluto descompromisso dos candidatos com os princípios basilares que devem ser promovidos e respeitados durante um pleito eleitoral, principalmente quando se considera que a captação ilícita de sufrágio promovida não se tratou de casos pontuais, mas de verdadeira estratégia espúria para o êxito na consecução dos cargos públicos almejados, a partir da influência (mediante a utilização indevida de recursos econômicos) na manifestação de vontade do eleitorado.
Assim, sendo inequívoca prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico pelos candidatos, bem como a consequente impossibilidade da manutenção da igualdade de oportunidades entre os candidatos participantes do pleito (maculando, pois, a lisura da campanha eleitoral), inexiste outra possibilidade, quanto ao mérito das demandas, senão a manutenção da sentença conjunta preferida pelo Juízo da 64ª Zona Eleitoral (…)”
E agora? Teremos novas eleições em Coreaú?…
Por Carlos Jardel.
(Via Sobral na mídia)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário