mar
5
2021

CEARÁ – Fortaleza e outros municípios do interior do Ceará adotam medidas mais rígidas a partir desta sexta-feira

A partir desta sexta-feira (05), Fortaleza terá isolamento social rígido até o dia 18 de março. As regras detalhadas em decretos municipal e estadual, estabelecem que apenas serviços essenciais poderão funcionar durante o período. Há ainda a recomendação de isolamento social rígido para outras cidades do Ceará em situação epidemiológica em nível grave.

O anúncio das medidas foi feito pelo prefeito José Sarto e pelo governador Camilo Santana que disse que a decisão foi tomada após reuniões com especialistas na área da saúde, além de representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), do Legislativo e do Judiciário do Estado e do segmento da economia local.

José Sarto enfatizou que, nos meses de janeiro e fevereiro, Fortaleza expandiu os leitos exclusivos para o coronavírus em unidades de saúde como o Frotinha de Messejana, o Hospital da Mulher e o Instituto Dr. José Frota, e que a quantidade já ultrapassa o que foi construído no pico anterior da pandemia.

“Lamentavelmente, os números têm crescido de uma forma muito grande. A relação de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento já ultrapassou o mês de maio do ano passado”, disse.

Algumas cidades do interior também adotaram as medidas mais rígidas, entre elas: Mombaça; Pentecoste; Palhano; Santa Quitéria; Meruoca; Catarina; Quixadá; Quixeramobim; Banabuiú; Pedra Branca; Ibicuitinga; Choró; Ibaretama; e Milhã.

Calamidade pública

Durante sessão na Assembleia Legislativa desta quinta-feira (04), os deputados cearenses estenderam o estado de calamidade pública para 79 municípios do Estado. Com a decisão, agora as prefeituras podem aumentar gastos e fazer compras sem licitação para o combate à pandemia

Entre os municípios com essa situação, estão: Santana do Acaraú; Antonina do Norte; Jaguaretama; Cariús; Ibiapina; Tarrafas; Jucás; Maracanaú; Choró; Irauçuba; Fortim; São Gonçalo do Amarante; Nova Olinda; Paraipaba; Quixelô; Caridade; Umari; Catunda; Fortaleza; Boa Viagem; Aiuaba; Forquilha; Mauriti; Ipaumirim; Araripe; Salitre; Várzea Alegre; Cascavel; Uruburetama.

Fonte: Ceará Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário