15
2020
CEARÁ – MPCE pede explicações à Secretaria da Saúde sobre divergência em divulgação de dados da Covid-19
Ofício do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) enviado nesta segunda-feira, 14, à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) solicita esclarecimentos sobre a divergência na divulgação de dados sobre mortes por Covid-19 no Ceará ocorrida na semana passada. Balanço apresentado por um consórcio nacional de veículos de imprensa no último dia 9 apontava o Ceará como único estado do Brasil a ter alta na média móvel de mortes pela doença, situação que foi negada pelo titular da Sesa, Dr. Cabeto.
Novo levantamento do consórcio divulgado nesta segunda-feira, 14, indicou novamente a subida de mortes no Ceará, além do Acre, nos últimos sete dias. Devido a estes fatos, por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, o MPCE concedeu um prazo de cinco dias úteis para que o secretário da Saúde se posicione e “apresente esclarecimentos quanto às notícias veiculadas, comprovando ou contestando a alta no número de mortes”.
Na última quinta-feira, 10, no dia seguinte após a alta da média de óbitos por Covid-19 no Ceará ser divulgada pelo consórcio, o titular da Sesa, Dr. Cabeto, negou que o Ceará estivesse em crescimento de óbitos pela doença e afirmou que a metodologia utilizada na divulgação acabou inferindo uma interpretação equivocada.
Fonte: O POVO