maio
20
2020

BRASIL – E PODE? Coleta para teste da Covid-19 é realizada durante velório no Piauí.

Uma coleta de material para o teste da Covid-19 foi realizada durante um velório na cidade de Barras, a 119 km de Teresina, nesse domingo (17). Amigos e familiares velavam o corpo de Genival dos Santos, 53 anos, quando uma profissional da Secretaria Municipal de Saúde chegou ao local onde a cerimônia era realizada e informou a necessidade da coleta.

Procurada pelo G1, a Prefeitura de Barras informou que foi orientada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para a realização do exame. A Sesapi afirmou que existem determinações de procedimentos a serem realizados que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas aos municípios.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as pessoas presentes no velório, que ocorreria com caixão aberto, questionam a realização da coleta naquele momento e não quando Genival dos Santos estava no hospital. Por causa do exame, o corpo foi enterrado 2 horas após o horário planejado, a demora não é recomendada pelos órgãos de saúde durante a pandemia.

Genival deu entrada no Hospital Regional Leônidas Melo no sábado (17) e morreu no domingo (18). De acordo com a unidade de saúde, ele era diabético, foi internado com sintomas de hiperglicemia e morreu por conta de complicações da doença.

Em nota, o Hospital Regional Leônidas Melo informou que durante o todo o tratamento o paciente não apresentou qualquer sintoma da Covid-19 e que isso “afastou a necessidade da realização do exame”.

A Prefeitura de Barras informou que o teste foi realizado porque a vítima “era jovem e faleceu por comorbidade, diabetes”. Que a Sesapi havia orientado sobre a necessidade de investigar casos de óbitos nessas circunstâncias.

Fonte: Clic Camaquã. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos