nov
23
2012

SAMU de Sobral promove nesta sexta feira o I Seminário em Memória às vítimas de violência no trânsito. Confira a programação.

No dia 18 de Novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Saúde e Ação Social, sob coordenação e realização do Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciaSAMU/Sobral, deu  início à campanha de Educação no Trânsito com várias atividades de prevenção e promoção da qualidade do trânsito sobralense.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é comemorado, a cada ano, no terceiro domingo de novembro, para homenagear as vidas perdidas nos caminhos, calçadas, estradas e para gerar ações que tornem o trânsito mais seguro.
A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhões de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos. De acordo com o DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, responsável pelas apólices pagas em caso de vítimas fatais, o número anual no Brasil para as mortes no trânsito é de cerca de 55 mil pessoas e mais de 500 mil feridos.
A programação da campanha inclui palestras e blitz educativas. No dia 23 haverá um Seminário sobre Violência no Trânsito e, no dia 24, uma caminhada pela paz no Trânsito. A inscrição da caminhada será realizada mediante a entrega de um pacote de alimento não perecível que dará direito a uma camisa. Os alimentos arrecadados serão entregues para projetos de instituições civis.
A campanha é uma realização em parceria com o Núcleo de Prevenção de Violência e o Projeto Socorrista da Terceira Idade, a Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano-CTTU, o Centro de Reabilitação, a Faculdade de Medicina e Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC e as Faculdades INTA.
SAIBA MAIS:
Instituída pela Organização das Nações Unidas em sua Assembléia Geral do ano de 2005, o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO vai sendo incorporado gradativamente ao calendário de eventos dos países membros cada vez de forma mais intensa.
NO BRASIL..
No Brasil, as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito começaram em 2007, por iniciativa da sociedade civil organizada por meio da Organização Não Governamental TRÂNSITOAMIGO do Rio de Janeiro que, com parcos recursos, conseguiu mobilização expressiva em várias cidades brasileiras.
A data, no Brasil, também é aproveitada para marcar posição em questões importantes para a segurança do trânsito. Em 2007, o tema foi clamar pela rápida tramitação do Projeto de Lei 798/2007 que padroniza as penas alternativas aplicadas aos crimes de trânsito, exigindo dos condenados a prestação de serviços de apoio às equipes de resgate e socorro; às equipes de emergência dos hospitais e às clínicas de recuperação motora, eliminando-se com isso a cesta básica, tradicionalmente instituída como pena alternativa. Em 2008, a mobilização foi de apoio à LEI SECA, ameaçada que estava por uma ação contrária da Associação de Bares, Restaurantes que, de forma absolutamente corporativa não admitia os benefícios sociais da nova lei. Os anos 2009, 2010 e 2011, marcou a relevância e abrangência mundial do tema que tem sido sistematicamente discutida, de modo a estimular maior participação dos entes públicos e privados.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTE FINAL DE SEMANA EM SOBRAL:
Dia 23/11 – (sexta feira)
I Seminário em Memória às vítimas de violência no trânsito, com a palestra da Dra Gislene Maia de Macedo
Horário: 7h30m
Local: Auditório do Centro de Ciências da Saúde, Campus Derby
Dia 24/11 – (Sábado).
I Caminhada da Paz no trânsito
Horário: 7h30m
Concentração: Praça da Igreja do Rosário
OBS: A inscrição será realizada na Secretaria da Saúde, mediante a entrega de um pacote de alimento não perecível que dará direito a uma camisa.
Siomar Ziegler – Jornalista

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2012
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930