nov
14
2012

Hoje é o “D” de combate a DIABETES. Sobral promoverá encontro nesta quarta feira.

Nesta quarta feira, 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

MEDICAÇÃO GRATUITA…

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.

SOBRAL PROMOVE ENCONTRO…

A Secretaria da Saúde e Ação Social realiza na quarta-feira, dia 14 de novembro, no auditório da Escola Educar SESC, o I Encontro de Pacientes Diabéticos do Município de Sobral.

A programação do evento, que contará com a participação de 250 pacientes de todo o município, terá início às 7h30min, com café da manhã e acolhimento. Às 8h, haverá mesa de abertura, com apresentação do Coral de Idosos do Bairro Sumaré, seguida pela palestra “O que é Diabetes Mellitus”, proferida pelo médico nefrologista Cristiano Araújo Costa. Logo após, o médico Moisés Muniz Bezerra versará sobre “Os cuidados com o pé diabético”. A palestra sobre “Alimentação saudável”, ministrada pela nutricionista Emanuela Catunda, fechará a programação do evento.
Atualmente existem em Sobral 3.943 pacientes diabéticos cadastrados e acompanhados pela Secretaria da Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde. Durante o acompanhamento mensal, os pacientes são avaliados e medicados por uma equipe multiprofissional.
Diabetes é o aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue e que, se não controlado, pode provocar graves problemas de saúde como hipertensão arterial (pressão alta), nefropatia (doença renal), retinopatia (perda visual significativa) e pé diabético (úlceras e amputações).
Pessoas acometidas pela doença podem sentir fraqueza, tremores, suor, fome excessiva, tontura, dor de cabeça ou dificuldade em concentrar-se. Aumento da frequência urinária e sede excessiva também fazem parte dos sintomas.
Informações: Blog da Secretaria de Saúde.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2012
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930