24
2026
SOBRAL – Sem presença da bancada da “oposição”, Vereadores suplentes tomam posse na Câmara Municipal.
A Câmara Municipal de Sobral empossou, na tarde desta quinta-feira (20), três suplentes de vereadores. Os políticos assumiram cadeiras no plenário da Casa Legislativa após a prisão e afastamento de titulares por suspeita de envolvimento com uma facção criminosa responsável por ameaças e atos de extorsão na cidade nas eleições de 2024.
Os empossados são Wostin Rodrigues (Podemos), Cumpady Bony (PSB) e Kerginaldo Prado (União). Eles assumiram as vagas deixadas por Junim do Povo (Podemos), Carlos do Calisto (PSB) e Mário Vicktor (União) — que foram afastados por decisão judicial por um período de 180 dias.
A cerimônia que admitiu o quadro de suplentes foi conduzida pelo presidente da Câmara de Sobral, o vereador Chico Joia Junior (União). Procurado pela reportagem do PontoPoder por repetidas vezes, o chefe do Legislativo municipal não comentou sobre o assunto.
Prisão dos parlamentares
A posse dos suplentes da Câmara de Sobral acontece mais de uma semana após a deflagração da Operação Omertá, em 11 de agosto. O alvo da ação foi uma organização criminosa que teria interferido nas eleições de 2024 no município.
O cerco foi realizado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco), em conjunto com Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Grupo Auxiliar Eleitoral (Gael).
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 25 de busca e apreensão, e 5 medidas de afastamento cautelar de cargos públicos. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza.
DETALHE – Na posse dos Vereadores ligados a “oposição”, Wostin e Bony, nenhum vereador pertencentes a esse grupo compareceu na posse dos seus “colegas”, numa demonstração que o negócio não está tão “amarrado”.
Foto: P.F.
Fonte: Diário do Nordeste.
Postado por Bené Fernandes








Tel: (88) 3611-4536

