21
2025
SOBRAL – Neste domingo, ás 17hs, o POVO NAS RUAS CONTRA A “PEC DA BLINDAGEM E SEM ANISTIA”.
Coletivos de mulheres docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UVA), movimentos sociais, artistas e lideranças políticas convocam a população para um ato público neste domingo (21), às 17h, no passeio da Boulevard do Arco, em Sobral.
A manifestação faz parte de uma mobilização nacional contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia, propostas que, segundo os organizadores, representam um retrocesso democrático ao favorecer a impunidade parlamentar e restringir mecanismos de responsabilização.
As mobilizações ocorrerão de forma simultânea em ao menos 16 capitais brasileiras, articuladas pela Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, além de partidos como PCB, PSOL e UP.
✅O que está em jogo
A PEC da Blindagem prevê que parlamentares só possam ser investigados ou presos com autorização das Casas Legislativas, medida que, na avaliação dos críticos, dificulta a apuração de crimes e fortalece o foro privilegiado. Já o PL da Anistia busca perdoar infrações cometidas por partidos e candidatos em eleições passadas.
✅Apoios locais
O movimento em Sobral, batizado de “Sobral nas ruas”, conta com apoio do Sindicato dos Docentes da UVA (SINDIUVA), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral (Sindsems), além da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) e da Federação PSOL REDE.
Os organizadores reforçam que o ato é um chamado à defesa da democracia, da justiça e da transparência: “É hora de ocupar as ruas e mostrar que Sobral não aceita retrocessos.”
EM TEMPO – Essas mobilizações da sociedade civil e dos partidos de esquerda e movimentos sociais acontecem neste domingo em todas as grandes cidades do Brasil. É A RESPOSTA DA SOCIEDADE CONTRA OS LADRÕES QUE ESTÃO NO CONGRESSO NACIONAL.
Créditos: Sobral Online.
Postado por Bené Fernandes







Tel: (88) 3611-4536

