22
2024
CEARÁ – Braguinha consegue Habeas Corpus no STJ e deve voltar ao cargo de prefeito de Santa Quitéria
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por decisão do ministro Ribeiro Dantas, concedeu Habeas Corpus ao prefeito afastado de Santa Quitéria, José Braga Barrozo – @prefeitobraguinha A defesa alegou que a Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará revalidou ilegalidades em desrespeitos as normas processuais e dispositivos assegurados pela Constituição da República.
Braguinha foi afastado da Prefeitura de Santa Quitéria junto com outros três secretários Micael Sousa (Governo), Jean Paulo (Transportes) e Arnaldo Gomes (Obras e Infraestrutura).
O Habeas Corpus foi concedido pelo STJ nesta quarta-feira (21/2), dando um passo importante para o retorno do gestor ao cargo.
Denúncias
São investigadas suspeitas de irregularidades em contratos da Prefeitura para limpeza pública e abastecimento de veículos da Prefeitura de Santa Quitéria. A denúncia partiu de vereadores, que apontaram que, no ano de 2021, teriam sido gastos R$ 3.321.140,99 com combustível para a frota municipal, o que estaria acima das despesas de municípios de porte semelhante.
Na limpeza pública, inspeção conjunta da Procap e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em setembro de 2022, identificou falta de controle nas certificações das coletas. O mesmo descontrole foi apontado no abastecimento dos veículos.O TJCE determinou o encerramento dos contratos da Prefeitura com as empresas investigadas.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, com buscas na residência do prefeito e também nas dos secretários e de ex-secretários municipais e de empresários. Postos de combustíveis e outras empresas investigadas também foram alvos. Houve apreensão de telefones celulares, computadores e documentos.Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, falsidades material e ideológica, dentre outros. (fonte: O POVO).
Informações: Ceará Notícias