21
2022
CEARÁ – Gilmar Mendes devolve comando do Pros para aliados de Lula e Elmano de Freitas
Em uma sexta mudança de rumo em dois meses, o Pros do Ceará deixa o palanque do candidato ao Governo do Ceará Capitão Wagner (União) e passa a reforçar a coligação em prol de Elmano de Freitas (PT).
A troca de lado mais recente ocorre após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (19), que reestabeleceu Eurípedes Júnior como presidente nacional do Pros.
A decisão também impacta no Ceará, já que o diretório local volta a ser liderado por Otoni Oliveira (Pros), sobrinho do ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e aliado de Elmano de Freitas.
“Conheço do presente conflito positivo de competência e declaro a competência do Tribunal Superior Eleitoral para processar e julgar a causa, prejudicado o pedido liminar”GILMAR MENDESMinistro do STF
No despacho, o magistrado decidiu que cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) processar e julgar as ações que envolvem a disputa interna pelo comando do partido. Com isso, Gilmar Mendes reafirma decisão anterior da instância máxima da Justiça Eleitoral garantindo a Eurípedes o comando da legenda.
O dirigente partidário é aliado, nacionalmente, do candidato do PT a presidente, Lula (PT). O diretório cearense do Pros, com essa rearticulação, também mantém a aliança com o PT.
IMPASSE
Conforme mostrou a colunista do Diário do Nordeste Jéssica Welma, há meses o Pros enfrenta uma intensa disputa interna pelo comando da sigla. O caso chegou à Justiça em agosto, quando disputa jurídica nacional devolveu a presidência do Pros para Eurípedes Júnior que, em consequência, modificou o comando estadual.
Após a decisão no dia 3, a presidência do Pros Ceará passou de Adilson Pinho para Otoni Oliveira, que anunciou apoio à chapa de Elmano de Freitas. No dia seguinte, a liminar foi derrubada e a sigla mudou de lado.
Fonte: Diário do Nordeste.