ago
21
2022

CEARÁ – Gilmar Mendes devolve comando do Pros para aliados de Lula e Elmano de Freitas

Em uma sexta mudança de rumo em dois meses, o Pros do Ceará deixa o palanque do candidato ao Governo do Ceará Capitão Wagner (União) e passa a reforçar a coligação em prol de Elmano de Freitas (PT).

A troca de lado mais recente ocorre após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (19), que reestabeleceu Eurípedes Júnior como presidente nacional do Pros.

A decisão também impacta no Ceará, já que o diretório local volta a ser liderado por Otoni Oliveira (Pros), sobrinho do ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e aliado de Elmano de Freitas.

“Conheço do presente conflito positivo de competência e declaro a competência do Tribunal Superior Eleitoral para processar e julgar a causa, prejudicado o pedido liminar”

GILMAR MENDES
Ministro do STF

No despacho, o magistrado decidiu que cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) processar e julgar as ações que envolvem a disputa interna pelo comando do partido. Com isso, Gilmar Mendes reafirma decisão anterior da instância máxima da Justiça Eleitoral garantindo a Eurípedes o comando da legenda.

O dirigente partidário é aliado, nacionalmente, do candidato do PT a presidente, Lula (PT). O diretório cearense do Pros, com essa rearticulação, também mantém a aliança com o PT.

IMPASSE

Conforme mostrou a colunista do Diário do Nordeste Jéssica Welma, há meses o Pros enfrenta uma intensa disputa interna pelo comando da sigla. O caso chegou à Justiça em agosto, quando disputa jurídica nacional devolveu a presidência do Pros para Eurípedes Júnior que, em consequência, modificou o comando estadual.

Após a decisão no dia 3, a presidência do Pros Ceará passou de Adilson Pinho para Otoni Oliveira, que anunciou apoio à chapa de Elmano de Freitas. No dia seguinte, a liminar foi derrubada e a sigla mudou de lado

Fonte: Diário do Nordeste. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos