6
2022
CEARÁ – Eleições 2022: Apesar do PDT, confira quem são os pré-candidatos a governo do Ceará.
A disputa eleitoral de 2022 pega fogo. Na briga pela vaga para governador do Ceará três candidaturas de “oposição” já estariam definidas, faltando apenas a definição de quem será o candidato do PDT que representará o lado da “situação”. Confira:
Adelita Monteiro (PSOL)
Comunicadora e artesã, Adelita Monteiro foi lançada como pré-candidata ao governo do Ceará pelo PSOL. Natural de Limoeiro do Norte (CE), Monteiro iniciou sua atuação política durante a adolescência nas pastorais de juventude. Ela é uma das fundadoras do PSOL no estado e atual secretária-geral da legenda.
Capitão Wagner (União Brasil)
Wagner Sousa Gomes, conhecido como Capitão Wagner, é deputado federal e pré-candidato ao governo do Ceará pelo União Brasil nas eleições de 2022. Natural de São Paulo, Wagner é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Fortaleza. Ele liderou o movimento de paralisação da Polícia Militar e Bombeiros no Ceará, no fim de 2011. Nas eleições de 2012, foi o vereador mais votado de Fortaleza e, em 2014, o deputado estadual mais votado do Ceará.
Serley Leal (UP – Unidade Popular)
Nascido em Iguatu, interior do Ceará, Serley Leal é pré-candidato ao governo cearense pelo UP, partido do qual é um dos fundadores. Leal é bancário concursado e gestor em finanças. Foi militante estudantil e atuou no Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas. Em 2020, foi candidato à vice-prefeito de Fortaleza na chapa com a professora Paula Colares, mas não obteve votos suficientes.
Possíveis candidatos ao governo do Ceará pelo PDT:
Izolda Cela
Atual vice-governadora do Ceará, Izolda Cela é formada em psicologia com especialização em Educação Infantil e em Gestão Pública. Natural de Sobral (CE), antes de ingressar na política Izolda atuou como psicóloga escolar. Foi Secretária de Educação de Sobral de 2005 e 2006, e Secretária de Educação do estado do Ceará entre 2007 e 2014. Izolda foi a primeira mulher eleita vice-governadora do Ceará e é filiada ao PDT desde 2018.
Roberto Cláudio
Roberto Cláudio é ex-prefeito de Fortaleza. Ele comandou a capital cearense por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Formado em Medicina com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade do Arizona, Claudio já foi deputado estadual por dois mandatos e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. É presidente do diretório municipal do PDT em Fortaleza e pode ser candidato ao governo do Ceará em 2022.
Nessa LISTA do PDT ainda aparece o nome do Deputado Federal MAURO FILHO, que não aparece bem nas pesquisa de opinião pública, portanto, acho que é “carta fora do baralho”.
EM TEMPO – Dependendo de quem será o nome “abençoado” pela família Ferreira Gomes, leia-se, Ciro Gomes e Cid, o PDT mostrará qual o tom da próxima campanha eleitoral que se iniciará após as convenções partidárias. O nome da atual governadora IZOLDA CELA está muito bem cotado, com amplo apoio dos partidos que formam a base do governo no Ceará, porém, o “AVAL” será definido pelos FGs, que têm demostrado preferencia pelo ex- prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Essa novela deve ser estender até as convenções que devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Daqui até muita água vai passar debaixo dessa ponte.
Por Bené Fernandes/Sobral Agora.