9
2021
BRASIL – Antes do segundo turno da PEC dos Precatórios, bancada do PDT sinaliza para Ciro e muda votos na Câmara
Os deputados federais do PDT decidiram mudar o voto no segundo turno da PEC dos Precatórios e, assim, deram um sinal para o presidenciável Ciro Gomes retomar a pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Durante o primeiro turno, 15 parlamentares do PDT votaram a favor da PEC, o que levou Ciro a suspender a pré-candidatura.
O encontro entre os pedetistas ocorreu, na noite dessa segunda-feira, com um jantar na casa do deputado Mario Heringer (PDT-MG). O líder da bancada, Wolney Queiroz (PE), participou do jantar e anunciou nas redes sociais que o PDT agora vai orientar seus deputados a votarem contra o texto. “A decisão se deu em nome da preservação da nossa unidade partidária”, disse. No primeiro turno, Wolney orientou a bancada a aprovar a proposta.
O partido passou por uma crise pública após apoiar a proposta governista. Ciro Gomes, escolhido pela legenda para disputar a Presidência em 2022, anunciou nas redes sociais a suspensão da pré-candidatura enquanto a sigla não mudasse a posição sobre o texto. O presidente nacional do partido, Carlos Lupi, declarou que os votos favoráveis “maculam” a imagem do partido como oposição e trabalhou para reverter a posição.
Dos cinco deputados do PDT do Ceará que participação da sessão de votação da PEC, quatro (André Figueiredo, Eduardo Bismarck, Leônidas Cristino e Robério Monteiro) apoiaram a mudança na Constituição proposta pelo Governo Bolsonaro. Um deputado – Idilvan Alencar, se posicionou contra à PEC. O PDT chamou de volta o deputado Mauro Filho, que ocupa a Secretaria de Planejamento do Estado, para reassumir o mandato e votar contra a PEC.
Fonte: Ceará Agora.