out
30
2021
30
2021
SOBRAL -Visitas do Dia de Finados começam neste sábado para evitar aglomeração no feriado
Postado por Bené Fernandes
Sem Comentários
As visitas do Dia de Finados, nos 33 cemitérios de Sobral, começarão a partir deste sábado (30/10), de acordo com a Prefeitura de Sobral, para evitar aglomeração na terça-feira (2/11). A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos – Sesep e Secretaria da Saúde publicaram portaria que estabelece condições, procedimentos e posturas específicas.
A partir das 6h, os cemitérios já estarão abertos para visitas que se estenderão até às 17h. Fiscais da Sesep estarão nas entradas para controlar o fluxo de pessoas, orientar sobre o uso de máscaras e distanciamento social. As celebrações religiosas estarão permitidas dentro dos cemitérios seguindo os protocolos sanitários. Desde o dia 25/10, a Prefeitura realiza serviços de capina, pintura, iluminação e pequenos reparos nos cemitérios públicos do município.
Os três maiores cemitérios de Sobral que se localizam na sede, Santa Marta, São José e São Francisco, nos dias que antecedem o Dia de Finados, já recebem um movimento maior de pessoas que realizam reparos nos túmulos de seus entes queridos. O Santa Marta, localizado no grande Sinhá Saboia, de responsabilidade da Diocese de Sobral, é o que mais precisa de cuidado.
O Portal Paraíso conversou com o padre Aristides de Oliveira, pároco da Paróquia de Fátima que administra o cemitério Santa Marta. O sacerdote falou que a maior dificuldade é a verba para manutenção local, pois apesar dos esforços, a arrecadação feita com a contribuição da comunidade oscila entre R$ 2.800 a R$ 3,900, para pagar o coveiro e outros gastos tributários. Apesar de não ser de responsabilidade da Prefeitura, o órgão realiza a limpeza quando solicitada pela Paróquia de Fátima.
Dona Socorro Ferreira, representante comercial, estava no cemitério São Francisco realizando a limpeza do túmulo de sua mãe. A representante comercial disse que há sete anos, quando se aproxima o Dia de Finados, realiza a limpeza. “A gente sempre visita o túmulo de minha mãe para rezar porque ela era muito religiosa, independente do dia Dia de Finados” disse dona Socorro Ferreira.
Por Edwalcyr Santos / Portal Paraíso