30
2021
BRASIL – RACHADINHA? Ciro Nogueira deu cargo de R$ 13 mil à esposa de seu secretário-executivo.
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), nomeou a esposa do seu secretário-executivo na pasta para um cargo com salário de R$ 13,6 mil no Ministério de Minas e Energia (MME)
A geóloga Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro, de 35 anos, foi designada diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME no último dia 2 de setembro. O cargo é DAS 101.5, o segundo mais alto do grupo de direção e assessoramento superiores.
O texto (confira aqui), publicado no Diário Oficial da União (DOU), é assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil.
Ana Carolina é casada há 10 anos com o hoje número 2 de Ciro Nogueira na pasta, o secretário-executivo Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro, de 38 anos. A informação consta em edital publicado em 10 de janeiro de 2011, no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), pela cartório do 2º Ofício de Registro Civil e Casamentos.
Documentos obtidos pelo Metrópoles na Junta Comercial do DF mostram que Ana Carolina segue casada com Jônathas Assunção.
Na prática, o secretário-executivo é o substituto imediato do titular da pasta. Mais poderoso que ele só o próprio ministro.
O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/1996) proíbe ao servidor usar seu cargo ou função para obter qualquer favorecimento, “para si ou para outrem”. Também é vedado solicitar comissão para familiares ou qualquer pessoa, “para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim”.
Fonte: Metrópoles.com