10
2013
Cresce o número de assassinatos contra Mulheres no Ceará.
As mulheres cearense tiveram muitos motivos para comemorar no último dia 8 de março, dia internacional da mulher. Mas com certeza tiveram muito o que se preocuparem, principlamente na questão do aumento de violência contra as mulheres.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Ceará mostram que de Janeiro de 2012 a Janeiro de 2013 foram 213 mulheres assassinadas no Estado, vítimas da violência doméstica ou do tráfico. Em relação a 2011, percebe-se um aumento de 21,7% destes crimes.
Segundo o Mapa da Violência 2012, a região Nordeste é a segunda com maior número de homícios, e o Ceará é o quarto estado nordestino em números de homícios dolosos(com intenção de matar).
Porém,em denúncia ao LIGUE 180, é a quarta unidade da federação com menor taxa de denúncias. Ao longo de muitos anos, as mulheres que sofriam qualquer tipo de violência doméstica, vítimas de seus parceiros afetivos, não tinham a quem recorrer, não possuíam um aparato legal.
Em 2006, foi sancionado a Lei MARIA DA PENHA, originária no Ceará, anorma veio para diminuir a morosidade da Justiça nestes casos específicos e fortalecer as denúncias como forma de erradicar o problema.
Passados oito anos, foram criadas quatro delegacias e dois juizados especiais da mulher. Entretanto, estes não dão conta da demanda, e não tem como levar adiante o prometido da LEI.
(via Diário do Nordeste)
Fonte: Sobral Agora.