nov
18
2025

CEARÁ – Alece destaca papel dos conselheiros tutelares no cuidado com crianças e adolescentes no Ceará

 

No Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, celebrado nesta terça-feira (18/11), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageia esses profissionais que estão na linha de frente da proteção da infância, garantindo que os direitos das crianças e adolescentes sejam plenamente respeitados.

A data também marca o encerramento do projeto Selo Alece – Conselho Tutelar: Garantindo Direitos, uma iniciativa pioneira do Parlamento cearense que reconhece, capacita e valoriza conselheiros de todo o Estado, fortalecendo a rede de proteção e ampliando o diálogo entre as instituições.

A FORÇA DO CONSELHO TUTELAR

Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Quando há ameaça ou violação desses direitos, os conselheiros atuam imediatamente, orientando famílias e articulando encaminhamentos com escolas, unidades de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), delegacias, Ministério Público e demais serviços da rede de proteção.

Apesar de sua relevância, muitas pessoas ainda desconhecem suas atribuições. O Conselho Tutelar não possui função jurisdicional – portanto, não decide sobre guarda, pensão alimentícia ou direito de visitas, por exemplo, mas pode aplicar medidas protetivas previstas no ECA e requisitar serviços públicos quando necessário.

Em caso de suspeita ou confirmação de violência, é importante saber que as denúncias podem ser feitas diretamente aos conselhos tutelares, em escolas, unidades de saúde, secretarias de assistência social ou pelo Disque 100, serviço nacional, gratuito e sigiloso, disponível 24 horas por dia.

Atualmente, o Ceará conta com conselhos tutelares distribuídos nos 184 municípios do Estado. Fortaleza possui 12 unidades; Caucaia, três; Maracanaú, dois; Sobral, dois; e Juazeiro do Norte, dois. Os demais municípios contam com um colegiado cada. Cada conselho é composto por, no mínimo, cinco conselheiros eleitos por voto popular, com mandato de quatro anos e possibilidade de reeleição.

SELO ALECE – CONSELHO TUTELAR: GARANTINDO DIREITOS

Para fortalecer ainda mais essa rede, a Alece lançou, em maio deste ano, o projeto Selo AleceConselho Tutelar: Garantindo Direitos, em parceria com os conselhos tutelares dos 177 municípios participantes. A coordenadora técnica do Selo, Erivânia Bernardino, explica que a iniciativa vai além do reconhecimento simbólico.

Fonte: AL-CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2025
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930