13
2025
CEARÁ – POLÍTICA: Chagas Vieira recebe missão de Camilo e Elmano, se reúne com Rueda e Moses e embaralha filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil
A cena política no Ceará ganha novos contornos após a reunião realizada, neste sábado (13), em Fortaleza, entre o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o deputado federal Moses Rodrigues. O encontro embaralha uma possível filiação do ex-prefeito Roberto Cláudio ao União Brasil.
A missão de Chagas foi dada diretamente pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador Elmano de Freitas (PT): aprofundar as articulações para uma possível aliança entre o União Brasil e o PT, mirando as eleições estaduais de 2026.
ENCONTRO POSITIVO
O encontro, avaliado como positivo, teve clima de aproximação. Moses Rodrigues é considerado peça-chave nesse tabuleiro, podendo ocupar uma das vagas ao Senado caso a coligação entre os dois partidos avance. Após a conversa, Chagas Vieira comemorou o que classificou como uma “boa agenda de interesse do Estado do Ceará”, reforçando a importância de manter pontes abertas entre as siglas.
VOZ DE RUEDA
Antônio Rueda, além de presidir o União Brasil, também comanda a Federação União Progressista, que reúne o União Brasil e o PP, dois partidos que integram a base de apoio ao governo do presidente Lula. Nos últimos dias, no entanto, esses partidos têm sinalizado certo distanciamento do Palácio do Planalto, o que aumenta o peso das articulações locais.
No Ceará, o União Brasil é marcado por divisões internas. De um lado, Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa apoiam a gestão de Elmano; do outro, Danilo Forte e Dayanny do Capitão mantêm posição de oposição ao Palácio da Abolição. Essa disputa interna cria diferentes caminhos para 2026.
O encontro em Fortaleza foi visto como um revés para a estratégia do Capitão Wagner, presidente estadual do União Brasil, que busca atrair o ex-prefeito Roberto Cláudio para fortalecer a oposição. Ao mesmo tempo, mostra a atuação de Camilo Santana em costurar uma aproximação direta com Rueda, Moses e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa.
Esse movimento reforça o cenário de que, em 2026, a base governista pode ampliar ainda mais seu arco de alianças.
Fonte: Ceará Agora.
Postado por Bené Fernandes







Tel: (88) 3611-4536

