jun
7
2025

CEARÁ – PF aponta provas de corrupção eleitoral e, após apreensão de dinheiro na campanha de 2024, indicia prefeito e vice-prefeito de Campos Sales

Mais um prefeito empossado no dia primeiro de janeiro de 2025 se transformou em alvo de investigação e denúncia por irregularidade na campanha eleitoral do ano passado. Dessa vez, o alvo da Polícia Federal é o prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, do PSB, que, ao lado do vice-prefeito Solano Feitosa, também, do PSB, foi denunciado por crimes eleitorais e respondem, ainda, por associação criminosa e falsidade ideológica.

A delegada Josefa Maria Lourenço da Silva, ao oficializar o indiciamento dos dois gestores de Campos Sales, destaca a existência de indícios suficientes de autoria e materialidade de que os investigados cometeram atos ilícitos.

As provas colhidas no processo são graves: de acordo com o inquérito da Polícia Federal, as investigações foram deflagradas a partir da prisão em flagrante, no dia 6 de outubro de 2024, de sete pessoas que se deslocavam para o Distrito de Carmelópolis, na zona rural de Campos Sales, por suposto envolvimento na compra de votos e coação de eleitores.

DINHEIRO E SANTINHOS APREENDIDOS

Segundo a Polícia Federal, entre os presos, estavam um policial militar e um policial civil armados. Durante a operação de combate a atos ilícitos na campanha eleitoral, a Polícia Federal ainda apreendeu R$ 29,2 mil em cédulas de R$ 100, “santinhos” de campanha, veículos e oito aparelhos celulares.

O inquérito registra que a detenção dos homens aconteceu com base em crimes de corrupção, como caixa 2 e coação eleitoral, além de associação criminosa que envolve indiciamento, neste crime, apenas os civis.
A investigação revela outros indícios de corrupção eleitoral: compra de votos e a aquisição de cestas básicas, com indicação do uso de valores não declarados e financiamento indevido de campanha.

TRANSAÇÕES FINANCEIRAS ATÍPICAS

A investigação aponta, também, para “transações financeiras atípicas” e “relevante quantidade de saques em espécie” ao longo da campanha eleitoral. Por meio de nota, antecipada pelo Diário do Nordeste, Moésio afirma que sempre pautou a vida pública e política pelos “princípios republicanos’’.

NOTA DE MOÉSIO LOIOLA

Agora, vejo meu nome vinculado a um processo, que também inclui meu parceiro de chapa, Dr. Solano. Nem eu e muito menos ele tivemos qualquer participação, envolvimento ou colaboração com qualquer ilícito eleitoral. Mesmo assim, e aceitando os comandos da justiça, além de colaborarmos com o processo, iremos exercer o direito constitucional da ampla defesa e do contraditório, a partir da provocação judicial.

E com isto, somente ao final do processo é que teremos um resultado, que será integralmente acatado. Porém, no seu curso, iremos mostrar a nossa versão e, principalmente, a verdade dos fatos.
Alerto aos amigos e amigas que não se deixem levar por informações distorcidas e mentirosas levadas a público por alguns poucos, que, inconformados com o resultado das urnas, buscam rediscutir o resultado das eleições na justiça.

Tudo a seu tempo, e assim será com relação a tudo que agora é afirmado contra pessoas que todos vocês conhecem no dia a dia da cidade: cidadãos e cidadãs que não têm por ofício o crime, que não têm histórico de ações criminosas, muito menos violentas, e que não agiram em prol da ilegalidade, independente sob qual argumento fosse.

Também é muito importante a atenção de todos vocês quanto ao terrorismo que se tenta instalar na cidade, ameaças a pessoas de denúncias do que não fizeram, acusações infundadas e levianas, e todo tipo de perfídia (deslealdade, infidelidade, traição) contra pessoas de bem.

Espero estar falando com o coração de cada um dos senhores e senhoras, e que, no final, a verdade acima de tudo prevaleça.

Por fim, destaco que tenho sido procurado por setores da imprensa pedindo uma manifestação de minha parte, e assim, com esta peça, acredito estar informando o que é possível por agora. Até porque, segundo consta, existe um inquérito e um processo em curso, e falas demais podem prejudicar os seus regulares cursos.]

Fonte: Ceará Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

junho 2025
S T Q Q S S D
« maio    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30