26
2025
CEARÁ – Guimarães, Luizianne e José Airton são os únicos votos leais da bancada do Ceará ao Governo e votam pelo aumento do IOF
O Governo do presidente Lula contou com apenas três votos fiéis da bancada federal do Ceará na mobilização para manter o aumento das alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A deputada Luizianne Lins e os deputados José Guimarães e José Airton Cirilo apoiaram o decreto assinado pelo presidente Lula, enquanto outros 17 deputados federais do Ceará votaram contra. Dois parlamentares (Célio Studart e Luiz Gastão, ambos do PSD) não registram presença.
Os deputados federais que integram os partidos com importantes ministérios ajudaram a impor a maior derrota ao Governo. Foram 383 votos a favor do projeto que derrubou o decreto e 98 votos contra.
O Ministério da Fazenda, que elaborou a proposta de aumento da alíquota do IOF estuda a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para manter o decreto presidencial e, com isso, melhorar a arrecadação de impostos e garantir o pagamento de despesas da máquina administrativa.
DEPUTADOS DO CEARÁ QUE VOTARAM CONTRA O GOVERNO
O Ceará tem 22 deputados federais, mas nem todos apareceram no Plenário da Câmara para participar da votação do projeto de decreto legislativo que derrubou o aumento do IOF. Alguns deputados se ausentam para evitar desgastes com o Governo ou mesmo com os líderes dos partidos aos quais são filiados.
Os votos contrários ao decreto do presidente Lula uniram aliados e opositores e, nessa lista, estão 17 cearenses: AJ Albuquerque (PP), André Fernandes (PL), André Figueiredo (PDT), Júnior Mano (PSB), Danilo Forte (União Brasil), Dayany Bitencourt (União Brasil), Domingos Neto (PSD), Dr. Jaziel (PL), Enfermeira Ana Paula (Podemos), Fernanda Pessoa (União Pessoa), Leônidas Cristino (PDT), Matheus Noronha (PL), Moses Rodrigues (União Brasil), Nelinho Freitas (MDB), Mauro Filho (PDT), Robério Monteiro (PDT) e Yuri do Paredão (MDB).
Fonte: Ceará Agora