8
2025
BRASIL – Presidente Lula aciona a Justiça contra Ciro Gomes por declarações sobre corrupção e consignado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com uma interpelação judicial contra o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), após declarações do pedetista em vídeos publicados no YouTube e no Instagram. A iniciativa foi formalizada pela Advocacia-Geral da União (AGU) e tramita na 11ª Vara da Justiça Federal do Ceará.
Segundo informações do jornal Gaúcha ZH, Ciro é acusado de ofender a honra do presidente ao associá-lo aos crimes de peculato e corrupção passiva. Em suas declarações, o ex-ministro afirma que Lula teria se beneficiado de propina ao lançar o programa de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, conhecido como “Crédito do Trabalhador”, afirmando que a medida teria “enchido os bolsos dos banqueiros” enquanto “fragilizava a população”.
Ciro também retomou insinuações ligadas ao escândalo do Mensalão, que completa 20 anos em 2025, sugerindo que Lula teria obtido vantagens ilícitas à época.
A Justiça concedeu a Ciro prazo para se manifestar no processo, encerrado na segunda-feira (2). Como não houve resposta, ele pode agora ser alvo de uma ação judicial por calúnia.
Ciro reage e fala em “perseguição judicial”
No sábado (7), Ciro Gomes publicou um vídeo em suas redes sociais comentando o caso. O pedetista afirmou ser alvo de “lawfare” — termo usado para descrever o uso estratégico do Judiciário para perseguir adversários políticos.
“Nos últimos anos, eu tenho procurado suportar, em silêncio, um enorme ‘lawfare’”, declarou. Ciro ainda acusou o presidente Lula de usar o poder da Presidência para silenciá-lo. “O maior dos agentes dos agiotas, o presidente Lula, do alto da sua covardia, entra nesse jogo judicial na tentativa de me calar”, afirmou.
O ex-ministro também criticou o uso da interpelação judicial por parte da AGU, alegando que o instrumento o impede de apresentar provas e exercer o que chamou de “exceção da verdade”. Segundo ele, o governo Lula entregou dados sensíveis da população — como aposentadorias, benefícios assistenciais e o Bolsa Família — ao sistema financeiro.
Até o momento, o presidente Lula não se pronunciou publicamente sobre o caso.
EM TEMPO – Ciro é igual ao desenho do “Pica Pau”, não aceita que está errado nunca. Sempre tem uma saída em seu favor.
Fonte: O Otimista.